São Paulo, sexta-feira, 21 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Datafolha apontou falhas em 2001

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 2001, para verificar se as empresas estavam cumprindo os contratos de varrição com a nova administração da cidade, o Datafolha monitorou o trabalho dos garis em 20 ruas. Constatou que em apenas quatro delas o serviço foi satisfatório. O estudo foi feito a pedido do jornal "Agora", da empresa Folha da Manhã, a mesma que edita a Folha.
A avaliação ocorreu nos dias 9 e 10 de maio. Os pesquisadores anotaram horários de início e término da varrição, número de varredores e trecho varrido. O serviço foi considerado completo quando os varredores percorreram todo o trajeto, dos dois lados.
Para a avaliação, foram escolhidas ruas pertencentes aos nove lotes de limpeza urbana definidos na época, conforme número de varreduras e importância da via. Pelo menos dois trechos sob responsabilidade de cada empresa foram monitorados.
A empresa que teve o pior desempenho foi a Vega, que cumpriu, em média, só 16,2% das varrições previstas em suas áreas. O segundo pior desempenho foi da Cliba (25% realizado), seguida por outras quatro.
Procuradas pela reportagem na época, Cliba, Vega, Queiroz Galvão e Enterpa informaram que as falhas não constavam nos relatórios da fiscalização -os mesmos que hoje estão sob suspeita de fraude. Transpolix e Marquise não comentaram o resultado.
O monitoramento integra o mesmo inquérito em que agora surgiram denúncias de falsificação dos boletins de fiscalização.


Texto Anterior: Na zona leste, morador faz varrição
Próximo Texto: Administração: Limpurb adota fiscalização por sorteio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.