São Paulo, sexta-feira, 21 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINAS GERAIS

Belo Horizonte ganha parque na lagoa da Pampulha em antiga área degradada
Belo Horizonte inaugura hoje sua 26ª área verde dentro da área urbana do município. O parque ecológico da Pampulha tem 300 mil m2 e é resultado da recuperação da degradada lagoa, que foi cartão-postal da capital mineira por muitos anos.
O parque ecológico integra o projeto municipal de recuperação e saneamento da lagoa da Pampulha, com aplicação de R$ 75 milhões na primeira fase.
A área é um "corredor ecológico" para aves migratórias. A fauna inclui jacaré, capivara, marreco e garça, diz Evandro Xavier, presidente da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte.
O parque, cujo nome oficial é Francisco Lins do Rêgo (homenagem ao promotor assassinado em 2002), é resultado do assoreamento da lagoa da Pampulha ao longo dos anos. As águas de córregos foram sendo despejadas sem tratamento na lagoa.
Nos anos 80, os rejeitos sólidos começaram a ser alocados entre três ilhas, que se ligaram, gerando um aterro degradado. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE)


Texto Anterior: Estradas: Ministério prevê R$ 2 bi para restauração
Próximo Texto: No Rio, traficantes matam homem e obrigam taxista a transportar corpo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.