São Paulo, sábado, 21 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Batalha das velhinhas

Após mineira entrar para o Guinness , outras três brasileiras centenárias querem o título de pessoa mais velha do mundo

LUIZA SOUTO
DO RIO

O anúncio do Guinness World Record de que a mineira Maria Gomes Valentim, 114, é a pessoa mais velha do mundo criou polêmica e deu início a uma disputa.
A Folha encontrou pelo menos três outras candidatas que podem tirar o recorde da eleita pelo Guinness.
Odília Alves dos Santos e Áurea de Souza e Silva têm 115 anos, segundo parentes.
Áurea é um pouquinho mais velha que Odília: completa 116 anos em setembro.
No domingo, a Folha contou a história de Sebastiana de Lourdes Silva, 116 completados em maio, a mais velha das quatro centenárias que querem o título. Bastiana, como é conhecida, mora no asilo Nicolino Gulhot, em Resende (RJ), há 24 anos.
O Guinness diz que não procura recordistas. Interessados devem se cadastrar no site da publicação. Em alguns casos é necessário até pagar taxas.
A professora Elaine Vasconcellos, 37, neta de Áurea de Souza e Silva, contou que em dezembro encaminhou a documentação da avó para ser examinada pela publicação, mas não teve retorno.
Moradora da Casa Verde, zona norte de São Paulo, Áurea nasceu na Bahia em 6 de setembro de 1895. Tem seis filhos e criou mais seis, de seu marido. Netos, bisnetos e tataranetos passam dos 50.
Elaine ficou chateada pelo fato de a avó não ter sido incluída no livro. "Queria que ela participasse, porque não é fácil chegar aos 115 anos, tendo enterrado filhos, genros e netos ao longo desse caminho", disse.
Odília Alves dos Santos nasceu em 20 de janeiro de 1896, no interior de Minas. Em 1939, foi para o interior de São Paulo. Hoje, mora em Panorama, a 670 quilômetros da capital paulista. Tem oito filhos, dez netos, oito bisnetos e dois tataranetos.
O empresário Francisco Ricardo Rocha, 45, neto de Odília, não sabia que era preciso cadastrar a avó para que ela pudesse se candidatar ao título de pessoa mais velha do mundo. "Se soubesse, teria mandado os documentos."
Segundo o Censo 2010 do IBGE, existem, no Brasil, 24.236 idosos acima de cem anos, sendo 7.247 homens e 16.989 mulheres.

GUINNESS
O gerente de marketing da editora Ediouro, Moacir Nóbrega, que representa o Guinness no Brasil, disse que o livro se baseia nos documentos que os próprios recordistas enviam.
"Geralmente são as pessoas que fazem contato e mandam os documentos."
Segundo Nóbrega, mesmo com o surgimento de outros casos de pessoas mais velhas, provavelmente não haveria tempo hábil para que os documentos fossem enviados e analisados, uma vez que a próxima edição do livro, a ser lançada em setembro, está quase pronta.


Texto Anterior: Shopping Iguatemi deve abrir nova ala na semana que vem
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.