São Paulo, domingo, 21 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nabantino Ramos, um modernizador da imprensa

Há 30 anos morria diretor da Empresa Folha da Manhã

JOÃO BATISTA NATALI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há 30 anos morria José Nabantino Ramos, entre 1945 e 1962 o diretor responsável e um dos proprietários da Empresa Folha da Manhã, que edita a Folha. Foi também tributarista, professor titular das faculdades de direito da USP e do Mackenzie e importante divulgador no Brasil da psicanálise freudiana.
Nabantino (1908-1979) é considerado um dos modernizadores da imprensa brasileira. Foi um dos primeiros a estipular com jornalistas um plano de metas e a definir normas internas de trabalho próprias a um manual de redação.
Com ele, os três jornais do então Grupo Folha foram unificados num título, a Folha de S.Paulo, em janeiro de 1960. Durante o período de Nabantino foi construído o núcleo da atual sede, no centro de SP, e lançadas as bases da estrutura de circulação do jornal.
Era um intelectual de posições liberais. Como diretor de jornal, apoiou a construção de Brasília e a política desenvolvimentista dos governos dos anos 50. Defendeu maior participação institucional da classe média e fez campanha pela adoção da cédula única, um obstáculo à manipulação do voto popular. Sob sua direção, a Folha também se empenhou na expansão do ensino e da pesquisa científica.
Nabantino nasceu em Queluz (SP). Estudou em Bauru e São Paulo e se formou em 1934 pela Faculdade de Direito, em seguida incorporada à USP.
Fez parte do grupo que em 1945 comprou as "Folhas", como eram chamados os três jornais, de Octaviano Alves de Lima, que na história do jornal foi o seu segundo proprietário.
Em 1967 a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo concedeu a Nabantino o título de sócio benemérito.
Vendeu o controle da Folha, em agosto de 1962, aos empresários Octavio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho.


Texto Anterior: FFLCH e Poli têm os maiores orçamentos
Próximo Texto: Para docentes, reitora não aceita divergências
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.