São Paulo, terça-feira, 21 de julho de 2009

Próximo Texto | Índice

Falso olheiro engana aspirantes a modelo

Usando nomes de grandes agências, golpista convenceu garotas a enviar fotos sensuais pela internet; ao menos 30 meninas foram assediadas

O falsário escolhe garotas que expõem suas fotos na rede e pede mais imagens a elas, dizendo ter detectado ali "um talento"

Leticia Moreira/Folha Imagem
Zeca de Abreu (à esq.), Milena Barros e Anderson Baumgartner, da agência Way Model; nomes foram usados por golpista

DANIEL BERGAMASCO
DA REPORTAGEM

Com promessas de carreira internacional e capas de revista, um falso caça-modelos conseguiu convencer adolescentes a enviar pela internet fotos em que aparecem seminuas.
No golpe, que começou a ser investigado pela polícia, o impostor usa nomes de gabaritados profissionais das principais agências do país, como Ford e Way, para "recrutar" meninas em sites como Orkut e Facebook ou em programas de bate-papo, como MSN Messenger.
A Way Model, que representa tops como Carol Trentini e Alessandra Ambrosio, identificou nos últimos dois meses cerca de 30 meninas assediadas pelo impostor -ou impostores, já que a investigação policial mal começou-, que se passa por funcionários como a agente internacional Milena Barros.
"O e-mail usado no Messenger parece oficial porque colocam o nome da agência. Estamos preocupados", diz Milena.
A abordagem é quase sempre a mesma: o falsário escolhe garotas que expõem fotos na internet e pede mais imagens a elas, dizendo ter detectado ali "um talento". Frisa que "modelo de verdade" tem que fazer foto sensual.
Algumas acabaram escapando do golpe porque resolveram ligar para o telefone da agência -após checarem o número em seu site oficial ou na lista telefônica- e perguntar se há mesmo interesse nelas.
Outras telefonam tarde demais. Joana (nome fictício), 14, só desconfiou da farsa após enviar fotos com os seios à mostra. "Estou apavorada", diz ela, que, mesmo desconfiada, se entusiasmou com a "chance" de ser capa de uma revista "teen" com cachê de R$ 26 mil.
"A pessoa que se fez passar pelo [agente] Marcelo Braga gnolo me pediu fotos de lingerie, e eu disse que não mandaria. Depois, me pediu apenas de calcinha. Achei estranho, mas ele me convenceu."
A Delegacia de Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos de São Paulo, do Deic, investiga o caso. A Way Model teme que as fotos sejam usadas em sites pornográficos.

@fordmodel
A Folha ouviu as agências Ford, Monica Monteiro, Elite, 40 Graus e L'Equipe. A opinião geral é que as armações, que sempre cercaram o ofício, cresceram com a popularização de sites como o Orkut.
A Ford coleciona casos. Recentemente, descobriu um e-mail enviado a modelos iniciantes que usava o domínio "@fordmodel.com" e dizia:
"A Ford Models espera por você! Estamos selecionando modelos entre 11/16 anos, de todo Brasil, para integrar nosso casting! É importante que as modelos sejam sensuais e ousadas, gostem de expor sua beleza e tenham ambição."
Denise Céspedes, vice-presidente da Ford no Brasil, diz que "o maior risco está entre as meninas que querem muito ser modelo". "A menina leva "não" das agências e continua sonhando. Aí acredita na primeira pessoa que diz que ela é linda e cai no conto do vigário."
Em caso recente, conta Denise, um falsário pediu que a aspirante ligasse a webcam para um "teste à distância". Desconfiada, ela telefonou para a agência e escapou da cilada.

"Fiquei sem um centavo"
Mesmo quem já tem contatos na moda pode se estrepar. Com alguns trabalhos como modelo em sua cidade, Montes Claros (MG), Gustavo Almeida, 26, perdeu roupas, iPod, câmera digital e mais de R$ 1.000 depois de viajar para o Rio de Janeiro, há dois anos, com a passagem paga.
Um homem que se passava por agente da carioca 40 Graus lhe telefonou com um convite para um anúncio de refrigerante. No aeroporto, vestia terno Armani ("a gola mal dobrada mostrava a etiqueta"). Convenceu Gustavo a sacar dinheiro no banco, alegando alguma confusão na conta do hotel.
Logo sumiu com o dinheiro e sua bagagem. "Fiquei no hotel sem um centavo", diz. "Além de mim, ele também estava com um garoto de uns 12 anos. Não duvido de exploração sexual."


Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.