São Paulo, terça-feira, 21 de julho de 2009

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Consumidor diz que ainda paga parcela de produto devolvido

DA REDAÇÃO

O consumidor Marcílio Marcondes ainda paga as parcelas de um aparelho de MP3 da Sony, que já foi devolvido para a empresa.
Ele adquiriu o aparelho, que apresentou "muitos problemas", e o entregou de volta no dia 13 de abril.
"A restituição do pagamento deveria ocorrer em até 15 dias", conta Marcondes. "Entretanto, ainda hoje pago as parcelas daquilo que já não possuo mais."
Desde então, ele entrou em contato com a Sony, em busca de informações. A empresa prometeu retornar em um prazo de 72 horas.
"Ainda não tive sequer uma resposta ou pedido de desculpas", diz. Marcondes faz perguntas que estão sem resposta: "Esse dinheiro será devolvido quando? Receberei esse valor com juros?".
O consumidor pede esclarecimentos e uma solução para seu problema.

RESPOSTA: A Sony Brasil entrou em contato com Marcílio Marcondes, que fez um acordo com a empresa e está ciente dos procedimentos. A Sony contatou a operadora do cartão de crédito do cliente para resolver a situação.



Leitora: Maysa Coutinho de Faria
Empresa: Samsung
Queixa: Cliente enviou aparelho wireless SWA-3000 para a assistência técnica em abril e, após um mês, foi comunicada que não haveria conserto. Ela deveria receber reembolso em 15 dias. "Até hoje não recebi."

Resposta: A Samsung vai devolver o valor pago pelo produto à cliente, com correções previstas no Código de Defesa do Consumidor.



Leitora: Aurea Olivo
Empresa: Philips
Queixa: Consumidora reclama de falta de atenção por parte da Philips. Ela levou um aparelho de som para a assistência técnica (pela segunda vez), que não tinha a peça correta para o conserto. Ela ainda não teve retorno.

Resposta: A Philips entrou em contato com a consumidora, que terá seu produto trocado por um de outro modelo, em até 15 dias.



Leitora: Setsuko Tanio
Empresa: Brastemp
Queixa: "Comprei uma geladeira que deixou de gelar. Técnicos da assistência autorizada me disseram que o modelo tem um defeito de fabricação. Mas a empresa se recusa a fazer recall, pois não tenho mais a nota fiscal."

Resposta: De acordo com a Brastemp, o produto já está sendo reparado por sua assistência autorizada e logo será devolvido para a cliente.



Leitora: Ana Claudia Lopes de Castro Lin
Empresa: Mercado Livre
Queixa: "Recebi e-mails confirmando venda e pagamento de meu Mac Book no Mercado Livre. Enviei o produto ao comprador, mas não recebi o dinheiro. Diante da possível fraude, contatei a empresa, mas nada foi feito."

Resposta: O Mercado Livre informou a cliente sobre os procedimentos adotados neste caso, bem como sobre a mediação entre as partes.


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