São Paulo, quarta-feira, 21 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Condomínio que já alaga queria ampliar área

DE SÃO PAULO

No condomínio Sapê Suíça 3, alvo da divergência, a água pode atingir a canela de quem está no estacionamento em dias de chuva forte.
"Já acordei até de madrugada, preocupado com os carros dos moradores", diz Daniel Soares, 55, zelador.
Mesmo assim, não falta quem queira construir cada vez mais perto do córrego Jaboticabal -onde, após ser parcialmente canalizado, as inundações só pioraram.
Os problemas começam com pequenas casas erguidas, de forma irregular, quase grudadas no curso d'água.
O condomínio, de 16 blocos e 288 apartamentos, também construiu uma quadra de futebol de areia a menos de cinco metros do córrego.
E planejava também salões de jogos e brinquedoteca quase no mesmo lugar.
"Desistimos. Vamos fazer mais recuado", conta Daniel, que recebeu a visita de técnicos para embargar as obras.
A expansão da área de lazer agora não vai ficar tão perto do córrego, mas novos prédios já começaram a ser erguidos por uma construtora que tinha planos de vender apartamentos avaliados entre R$ 155 mil e R$ 175 mil.
Há sinais de obra no local. Funcionários dizem que elas continuam porque estão a 30 metros do córrego -embora outras áreas do condomínio mais distantes sofram com as chuvas. O dono nega.

POSTO
A obediência às normas do Código Florestal mesmo em áreas urbanas é defendida pela Cetesb e também pelo promotor José Eduardo Lutti, ligado ao Meio Ambiente.
Em abril, a Cetesb negou a licença de um posto de combustível na av. Abraão de Moraes 2.233, construído sem sua autorização às margens do córrego do Ipiranga. Motivo: parte do terreno estava a menos de 30 metros da água.
A estatal, porém, atendeu ao recurso do posto porque diz que ele mostrou com fotos e documentos que a área estava ocupada antes do Código Florestal. A obra, porém, foi embargada pela prefeitura, que apura a regularidade na concessão do alvará.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Saiba mais: Novo código pode facilitar ocupação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.