São Paulo, segunda, 21 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEIO AMBIENTE
Projeto inclui carro elétrico
Curitiba criará estacionamento ecológico

FLÁVIO ARANTES
da Agencia Folha, em Curitiba

Curitiba coloca em fase de teste para a população, em um prazo máximo de dois meses, o projeto "Estacionamento Ecológico".
O projeto, uma parceria da Fiat do Brasil com a prefeitura e a Copel (Companhia Paranaense de Energia), vai colocar carros elétricos para a população circular na região central da cidade.
O projeto foi desenvolvido pela Fiat. O objetivo é testar alternativas para a redução da poluição ambiental e sonora e, com isso, divulgar o carro elétrico da montadora, o Panda Elettra Park.
A Fiat vai ceder os veículos e a tecnologia. A Copel entra com o fornecimento de energia.
O "Estacionamento Ecológico" foi implantado em Turim, sede da Fiat na Itália, em setembro passado. Além de Turim, apenas Curitiba e Belo Horizonte vão participar do projeto na primeira fase.
Curitiba já recebeu dois veículos. Segundo Milton Naigeboren, do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), até o acerto final de detalhes técnicos entre os parceiros da iniciativa, o que deve levar até dois meses, os carros vão ser usados apenas pela própria prefeitura.
Em seguida, a prefeitura vai cadastrar estacionamentos no centro, que já se ofereceram para estacionar os carros sem custos.
Em um estacionamento na estação rodoferroviária, os motoristas interessados estacionam o seu veículo convencional e vão até o centro da cidade no carro elétrico.

Escala comercial
Essa fase deve durar cerca de 16 meses. Durante esse período, serão feitas pesquisas qualitativas e avaliações sobre o interesse dos motoristas pelos carros.
Em uma fase posterior, caso o projeto seja aprovado pelos usuários, a prefeitura irá implantá-lo em escala comercial.
"Aí não necessita ser uma parceria só com a Fiat, pode ser também com outras montadoras e mesmo com locadoras de veículos. O que nós queremos é desenvolver alternativas viáveis para reduzir a poluição sonora e ambiental."
O Panda Elettra tem capacidade para duas pessoas e anda a até 70 km/h. A autonomia é de 50 quilômetros e consumo de energia, semelhante a de um freezer doméstico de 300 litros.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.