São Paulo, Quarta-feira, 21 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo oferece atendimento gratuito para obesos

CARLA CONTE
da Reportagem Local

Pelo menos dois centros de São Paulo têm tratamento gratuito para crianças e jovens obesos.
Um dos programas oferecidos é da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e coloca à disposição a associação atlética da universidade para que os jovens façam exercícios físicos, com o acompanhamento de um professor de educação física.
Com início previsto para o início de agosto, jovens de 14 a 18 anos terão aulas duas vezes por semana e serão acompanhados por nutricionistas e psicólogos.
Atualmente, o Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA), da Unifesp, já atende casos de obesidade, entre outros.
"Nesse programa, o jovem também recebe orientações sobre nutrição e exercícios físicos", diz Laura Cristina Cuvello, uma das coordenadores do CAAA.
No Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas, o tratamento oferecido é similar ao da Unifesp. Toda quarta-feira, crianças e jovens de até 21 anos são atendidos por uma equipe multidisciplinar -pediatra/clínico, nutricionista, professor de educação física e assistente social. "Fazemos um programa especial para cada caso", afirma Ary Lopes Cardoso, responsável pelo grupo de nutrição e metabolismo do instituto.
Atualmente, o IC atende cerca de 300 pacientes e novas vagas devem ser abertas no fim do ano.
O Ministério da Saúde também está elaborando um programa para combater a obesidade infanto-juvenil. O projeto prevê a realização de campanhas educativas principalmente em escolas.
A importância do tratamento precoce da obesidade se deve ao risco que a criança tem de se tornar obesa quando chegar à fase adulta. Cada criança ou jovem obeso tem 75% de chance de se tornar um adulto também obeso. Isso significa maiores riscos de doenças, como diabetes, hipertensão e colesterol alto.


Mais informações no Instituto da Criança (r. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 647), só nas quartas-feiras, e na Unifesp, pelo tel. 0/xx/ 11/576-4360

Texto Anterior: Reino Unido abre campo para tratamento de jovens obesos
Próximo Texto: Estudos mostram o que o professor lê
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.