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Cumbica pode deixar de receber vôos charters durante a reforma na pista
ANDREZA MATAIS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
O governo estuda proibir os
vôos charters em Cumbica
(Grande SP) como medida para
desafogar o aeroporto, até que a
reforma da pista principal do
terminal seja concluída, e
transferi-los para Campinas
(95 km de SP). A previsão da Infraero é que a obra esteja pronta entre abril e junho de 2008.
O superintendente de gestão
operacional da Infraero, Valseni Braga, disse que a idéia está
em estudo na Anac (Agência
Nacional de Aviação Civil) e no
Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e que a
prioridade em Guarulhos é para os vôos regulares.
Outra medida que pode ser
adotada pelo governo é limitar
os vôos cargueiros em Guarulhos às madrugadas. Desde ontem, eles já não podem operar
em horário de pico.
Desde ontem -até 30 de novembro- a pista principal de
Cumbica foi fechada para
obras. O governo limitou pousos e decolagens a 33 por hora.
Antes disso, o aeroporto chegava a operar com 40 vôos por hora. Da 0h às 19h de ontem, o boletim da Infraero apontava o
acúmulo de só nove vôos com
mais de uma hora de atraso e
outros nove cancelados -em
ambos os casos, 5% do total. O
movimento no saguão e as filas
no check-in passaram a aumentar no começo da noite.
Pela manhã, Cumbica operou quase quatro horas por instrumentos por conta da baixa
visibilidade. No período, três
pousos que seriam feitos no aeroporto foram para Viracopos.
Fontes da Infraero informaram à Folha que, se forem registrados atrasos, pelos menos
dez vôos das 19h às 21h também devem ser transferidos
para Campinas. Se houver mudança, atingirá apenas os vôos
domésticos.
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