São Paulo, terça-feira, 21 de agosto de 2007

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Cumbica pode deixar de receber vôos charters durante a reforma na pista

ANDREZA MATAIS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo estuda proibir os vôos charters em Cumbica (Grande SP) como medida para desafogar o aeroporto, até que a reforma da pista principal do terminal seja concluída, e transferi-los para Campinas (95 km de SP). A previsão da Infraero é que a obra esteja pronta entre abril e junho de 2008.
O superintendente de gestão operacional da Infraero, Valseni Braga, disse que a idéia está em estudo na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e no Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e que a prioridade em Guarulhos é para os vôos regulares.
Outra medida que pode ser adotada pelo governo é limitar os vôos cargueiros em Guarulhos às madrugadas. Desde ontem, eles já não podem operar em horário de pico.
Desde ontem -até 30 de novembro- a pista principal de Cumbica foi fechada para obras. O governo limitou pousos e decolagens a 33 por hora. Antes disso, o aeroporto chegava a operar com 40 vôos por hora. Da 0h às 19h de ontem, o boletim da Infraero apontava o acúmulo de só nove vôos com mais de uma hora de atraso e outros nove cancelados -em ambos os casos, 5% do total. O movimento no saguão e as filas no check-in passaram a aumentar no começo da noite.
Pela manhã, Cumbica operou quase quatro horas por instrumentos por conta da baixa visibilidade. No período, três pousos que seriam feitos no aeroporto foram para Viracopos.
Fontes da Infraero informaram à Folha que, se forem registrados atrasos, pelos menos dez vôos das 19h às 21h também devem ser transferidos para Campinas. Se houver mudança, atingirá apenas os vôos domésticos.


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