São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Umidade do ar cai a 16%, e SP tem o dia mais seco do ano

O índice, registrado ontem às 14h pelo Inmet, na zona norte da capital paulista, foi o mais baixo também do Estado

Hoje, o dia deve continuar seco na capital de SP, com mínimas menores que 30%; a temperatura se mantém alta, com máxima de 28C


JULIANA COISSI
EM SÃO PAULO

São Paulo registrou ontem o menor índice de umidade relativa do ar do ano na cidade: 16%. O índice foi registrado às 14h na medição instantânea do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no mirante de Santana (zona norte). O menor índice do ano até então havia sido de 19%, no final de julho.
A medição do Inmet, em Santana, apontou mínima de umidade do ar de 15% em dezembro e em agosto de 2007.
Ontem, nenhuma outra estação do órgão no Estado marcou índice de umidade menor do que os 16% da capital. Cidades com clima seco, como Presidente Prudente, no oeste paulista, e Pradópolis, perto de Ribeirão Preto (nordeste do Estado), registraram mínimas de 23% e 21%, respectivamente.
Em Ribeirão, a menor umidade chegou a 18%, mas a medição foi por outra estação, da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
Desde a última chuva em São Paulo, na sexta-feira passada, a umidade voltou a cair para níveis abaixo dos 30%, dentro do nível de estado de atenção (entre 20% e 30%) estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que afeta a saúde (veja quadro acima).
Apesar do tempo seco, não houve alerta à população emitido pela Defesa Civil do Estado.
O tempo seco ajuda a piorar a poluição. Ontem, por exemplo, a qualidade do ar foi considerada regular pela Cetesb. Anteontem e na última segunda, uma estação chegou a registrar durante o dia qualidade do ar considerada inadequada.
Para Franco Villela, meteorologista do Inmet, a urbanização na capital contribui para que a umidade caia. "No interior sempre há um rio por perto, enquanto aqui na capital está tudo canalizado."
Hoje, o dia deve continuar seco, com mínimas menores que 30%. A temperatura mantém-se alta, com máxima de 28C.
A chegada de uma frente fria amanhã, porém, deverá amenizar o clima seco.

Texto Anterior: Leopoldo Augusto Bhering Serran (06/05/1942-20/08/2008): Roteirista, Serran ajudou a levar o cinema brasileiro ao Oscar
Próximo Texto: Cultura Artística: Seguro de teatro não cobre custo de reconstrução
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.