São Paulo, quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA

STJ anula condenação de ladrões de quadros do Masp

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou, na semana passada, uma decisão da Justiça de São Paulo que havia condenado quatro acusados pelo furto de duas obras do Masp (Museu de Arte de São Paulo) em 2007. A decisão foi divulgada ontem.
Para o STJ, o caso deveria ter sido julgado pela Justiça Federal, já que as obras são do acervo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Robson de Jesus Jordão, Francisco Laerton Lopes de Lima, Moisés Manoel de Lima Sobrinho e Alexsandro Bezerra da Silva haviam sido condenados a penas de entre três e nove anos e meio de reclusão.
O caso agora deverá ir para a Justiça Federal. Ontem, a Justiça Federal e o Tribunal de Justiça não souberam informar se os réus ficarão presos. O advogado deles não foi localizado.

Furto
Os réus foram apontados como responsáveis pelo furto dos quadros "O Lavrador de Café", de Cândido Portinari, e "Retrato de Suzanne Bloch", de Pablo Picasso -depois recuperados.
As duas telas foram furtadas do Masp na madrugada do dia 20 de dezembro de 2007. Elas são avaliadas em R$ 100 milhões.


Texto Anterior: PMs alugaram caveirões para tráfico, diz ONG
Próximo Texto: Prisão: Justiça nega pedido de semiaberto a Suzane
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.