São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MEC diz que liberação do Fies tem sido satisfatória

Segundo o ministério, 60 mil alunos já conseguiram crédito neste ano

Financiamento para estudantes mudou para melhor e problemas ocorridos são pontuais, diz secretário-executivo

DE SÃO PAULO

O Ministério da Educação afirmou que, devido à grande reformulação do Fies, podem ocorrer problemas pontuais, mas o programa tem transcorrido de forma satisfatória.
"Como todo serviço desse porte e com uma mudança tão complexa, há dificuldades. Chegam relatos a nós, por exemplo, de estudantes que não conseguem se inscrever por problemas em agências bancárias. Mas esse volume diminuiu muito", disse o secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim.
"Já tivemos quase 60 mil financiamentos concedidos neste ano. Em 2009, foram 32 mil. Isso mostra que o sistema está funcionando", disse o representante do governo.
"O programa mudou para melhor, com juros menores, maior prazo para pagamento da dívida e alteração no período para inscrição", afirmou o secretário.
Paim disse que, além de ter sido uma "operação complexa" a transferência da gestão do Fies para o MEC, houve também dificuldades nas universidades.
"Elas são obrigadas a ter comissões de acompanhamento. Muitas tiveram dificuldade para se adaptar ao novo modelo, que requer um trabalho muito mais rápido, porque o aluno pode se inscrever a qualquer momento."
Sobre o repasse aos estudantes dos valores referentes às mensalidades pagas enquanto o Fies não abria, Paim disse que o processo já está em curso e deve acabar nos próximos dias.
O secretário afirmou que foram repassados R$ 180 milhões às universidades, montante referente a tudo o que as instituições tinham a receber. Segundo o secretário, só não recebeu o recurso instituição que possui alguma pendência burocrática ou aderiu muito recentemente ao programa. (FT)


Texto Anterior: Burocracia emperra financiamento estudantil
Próximo Texto: As mudanças: Programa reduziu a taxa de juros
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.