São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra anuncia os nomes de 9 secretários

Eles se somam ao titular da Fazenda, definido ainda em outubro; desses dez, quatro atuaram com o tucano na Prefeitura de SP

Vice-governador, Alberto Goldman era cotado para a Saúde ou os Transportes, mas será o coordenador de 4 conselhos a serem criados

ANDRÉ CARAMANTE
CATIA SEABRA

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), anunciou ontem nove secretários que irão compor seu mandato a partir de 1º de janeiro.
Eles se somam ao titular da Fazenda, que havia sido indicado em 31 de outubro. Com isso, o número de cargos preenchidos pelo tucano subiu para dez.
Desses dez, quatro nomes têm origem na atual gestão municipal de São Paulo: Luiz Antonio Marrey (Justiça), Francisco Vidal Luna (Economia e Planejamento) e Aloysio Nunes Ferreira (Casa Civil), além de Mauro Ricardo Machado Costa (Fazenda), o primeiro nome revelado pelo governador eleito.
Serra também optou por manter nomes de secretários da gestão de Cláudio Lembo (PFL): Antonio Ferreira Pinto (Administração Penitenciária), Rogério Pinto Coelho Amato (Assistência e Desenvolvimento Social), Luiz Roberto Barradas Barata (Saúde) e Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos (Educação).
José Luiz Portella ficará à frente da Secretaria de Transportes Metropolitanos. Serra também confirmou que o vice-governador, Alberto Goldman, será responsável pelos quatro conselhos gestores -Social, Política Econômica, Infra-Estrutura e Justiça e Segurança- criados no seu governo. Tudo isso para afastá-lo de qualquer vulnerabilidade à frente de uma pasta. Goldman foi cotado para assumir a Secretaria dos Transportes ou a da Saúde.
Para a Segurança Pública, Serra nomeou, como antecipou a Folha na sexta, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão, promotor aposentado do Ministério Público Estadual e ex-oficial da PM.
Enquanto Serra fazia o anúncio, o deputado federal Xico Graziano (PSDB-SP) estava reunido com assessores do governador eleito para tratar da sua provável nomeação para chefiar a Secretaria do Meio Ambiente, que seria fundida com a de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento.
Guilherme Afif Domingos (PFL), candidato derrotado ao Senado por São Paulo, procurou Serra e se ofereceu para a Secretaria do Trabalho. Segundo assessores do tucano, existe porém uma enorme dificuldade para tirar a pasta do PTB, do deputado estadual Campos Machado. Na cerimônia de ontem, estavam presentes Ferreira Pinto, Marzagão e Marrey.

Lembo
O governador Cláudio Lembo (PFL) disse que não fez indicações para o secretariado de Serra, mas que recomendou ao governador eleito os atuais secretários de Administração Penitenciária, Educação e Desenvolvimento e Assistência Social. "Ele me perguntou o que eu achava dessas pessoas e eu dei boas recomendações."
O governador lamentou a saída do atual secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho. "É um excelente operador do Estado."
O prefeito Gilberto Kassab (PFL) disse que os substitutos dos quatro secretários municipais já anunciados na equipe de Serra só serão escolhidos no final de dezembro.


Texto Anterior: Anápolis: Psicólogo é acusado de queimar uma paciente durante terapia
Próximo Texto: Serra promete "dureza" contra o crime
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.