São Paulo, quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANIVERSÁRIO

Familiares de bebê anencéfala festejam um ano da criança

JULIANA COISSI
ENVIADA ESPECIAL A PATROCÍNIO PAULISTA

Muitas roupinhas, bonecas, um colar de ouro com um pingente de anjo, bolo, balões e uma faixa de parabéns feita pela Diocese de Franca. Esses foram os presentes ofertados a Marcela de Jesus Ferreira, o bebê de Patrocínio Paulista que completou ontem um ano de vida, desafiando todos os prognósticos desde que foi diagnosticada sua anencefalia (ausência de cérebro), ainda na barriga da mãe, a lavradora Cacilda Galante Ferreira.
A sobrevida da menina, que deveria ser de poucas horas após o nascimento, alçou-a à posição de símbolo anti-aborto de grupos religiosos, mas também rendeu polêmica entre alguns especialistas que questionam seu diagnóstico. A lei brasileira permite a interrupção da gravidez nesses casos.
No aniversário, cercada pelos pais, irmãs e avô, pela pediatra Márcia Beani, pela equipe do Programa de Saúde da Família que a visita toda semana e por alguns vizinhos, Marcela usava um vestido branco com detalhes em rosa e capuz e sandálias e meias brancas.
Durante a festa, a mãe se preocupava o tempo todo em enfeitar o berço de Marcela com as fitas dos presentes. Mais tímido, o pai da menina, Dionísio Justino Ferreira, 47, participava do esforço para receber as visitas.
Desde o nascimento da caçula, o lavrador teve de cuidar da colheita de café em seu sítio com a ajuda apenas das filhas Débora, 19, e Dirlene, 15. A mulher se mudou para uma casa na cidade para cuidar de Marcela. A saudade de ver a família junta faz Dionísio pensar em mudanças. "Chego a pensar em arrendar o sítio e vir para a cidade, mas meu pai tem 88 anos e gosta muito de lá", disse.
A distância, no entanto, não provocou a desunião da família. "Marcela veio para desafiar o mundo. Nós até ficamos mais próximos."


Texto Anterior: Evento: Folha sabatina a psicóloga Rosely Sayão
Próximo Texto: Justiça: STJ condena Rio a indenizar policial preso por chacina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.