São Paulo, domingo, 21 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nova York vai ampliar frota acessível a partir de 2013

CRISTINA FIBE
DE NOVA YORK

Nova York tem 240 carros acessíveis entre os 13.237 táxis. A agência que regula o setor planeja trocar toda a frota a partir de 2013 e, com isso, aumentar o número de opções para cadeirantes.
O programa, batizado "Taxi of Tomorrow" (táxi do amanhã), visa deixar a frota, além de mais acessível, mais ecológica. Há uma concorrência internacional para a prestação dos serviços. O resultado sairá em janeiro.
Apesar da iniciativa, cadeirantes nova-iorquinos dizem não estar satisfeitos.
Para Edith Prentiss, que participa da organização Disabled in Action (deficientes em ação), a administração coloca outras preocupações à frente da acessibilidade.
Ela, que diz lutar há muitos anos pela conversão de 100% da frota, conta que a sua cadeira, elétrica, não cabe em boa parte dos veículos que se dizem acessíveis.
"A questão central é como satisfazer a necessidade de populações variadas", diz.
Apesar de potenciais problemas na adaptação dos carros, ela vê na troca da frota a única maneira de solucionar as limitações que cercam a vida dos cadeirantes.
Com a sorte de morar em um bairro com três estações de metrô acessíveis, é essa a opção de transporte prioritária de Prentiss. "Se você não vive em uma área assim, é forçado a ter um carro -e quem quer depender de estacionar em Nova York?"
Ela diz ser praticamente impossível achar um táxi pelas ruas de Manhattan.
Em caso de emergência, Prentiss liga para algum dos celulares de motoristas que conhece -mesmo sabendo que cobrarão mais para buscá-la, o que é ilegal. "Se é urgente, você paga", diz.
Ela também já enfrentou um taxista que não sabia usar a rampa de acesso. Passou por constrangimento ao descer do carro manobrando a sua cadeira, de costas.
Boa parte dos 240 táxis adaptados deixa cadeirantes de lado para buscar passageiros em aeroportos. Usam o espaço generoso das cadeiras para acomodar malas.


Texto Anterior: Análise táxis acessíveis: Serviço vira substituto do transporte público
Próximo Texto: Com alteração, primeira fase da Unicamp começa hoje
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.