São Paulo, sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segurança de museu deve ter equipamento e pessoal qualificados, afirma especialista

RAFAEL TARGINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Especialistas ouvidos pela Folha dizem que museus como o Masp precisam tomar precauções adicionais quando a questão é a segurança do acervo. Entre os cuidados, mais investimentos em equipamentos e em qualificação de pessoal.
Para Eugênio Pacele, especialista em segurança de museus, um complexo como o Masp, que "chama público", precisa investir em sensores, alarmes e câmeras de segurança. "Um local com as dimensões do Masp não pode prescindir disso. Um museu desse porte precisa ter equipamentos e pessoal qualificados", diz.
Pacele defende que os vigilantes tenham capacitação específica para ocupar o cargo em museus. "O gestor de segurança desses locais precisa ter a mesma qualificação de um gestor de um banco", afirma.
Segundo ele, uma das medidas que administrações de museus como o Masp podem tomar para atenuar os problemas de segurança é a de orientar funcionários a não comentarem sobre o que há no acervo fora do trabalho.
O especialista participou, em novembro, de um evento em Minas que discutiu justamente a segurança em museus. Segundo Pacele, estavam presentes dois integrantes do Masp. A assessoria do museu não confirmou a informação.
Para o diretor-presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (Icom), Carlos Roberto Brandão, a crise financeira pela qual o Masp passa pode ter ajudado a deixar o museu vulnerável. "Com certeza, um museu que não consegue pagar sua conta de luz tem problema de recursos. Isso reflete em todas as áreas -inclusive na segurança", afirma. "Não adianta simplesmente chamar uma empresa de segurança para cuidar do museu. A questão é mais ampla: tem que se ter cuidado com as pessoas que entram nele", diz.


Texto Anterior: Ícones: quadros aparecem em jogo da Estrela
Próximo Texto: "São pé-de-chinelo", diz ex-diretor da Biblioteca Nacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.