São Paulo, segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

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A cidade é sua

Empresa cancela compra on-line sem explicar motivo, diz leitora

DA REPORTAGEM LOCAL

Fátima Aparecida Zapella de Andrade reclama que teve uma compra na loja virtual do Boticário cancelada, apesar de a administradora de seu cartão aprovar o pagamento.
A advogada fez uma compra on-line no valor de R$ 53, no dia 7. No site, na seção de acompanhamento do pedido, ela diz que o pagamento constava como autorizado. No entanto, recebeu e-mail da empresa informando que "a análise cadastral constatou um motivo impeditivo para que a referida venda pudesse ser finalizada".
A leitora diz que, pelo pagamento ter sido aprovado e não haver nenhuma restrição de crédito em seu nome, ela contatou a empresa para saber o motivo do cancelamento.
"O Boticário se recusou a me vender produtos e não me explicou o motivo", relata a advogada. "Exijo, pois é meu direito que a empresa me informe qual foi o impeditivo."

Resposta: O Boticário diz que, como outras empresas com lojas virtuais, adota procedimentos para analisar as compras dos consumidores e que já entrou em contato com a cliente para esclarecer o ocorrido.



Leitora: Angela Maria Gianeze Ribeiro
Empresa: Nokia
Queixa: A leitora diz ter encaminhado seu GPS da Nokia com defeito para conserto, mas o aparelho voltou sem funcionar. Ela reclama que ainda aguarda novo reparo e, por isso, teve que adiar uma viagem.

Resposta: A Nokia informa que um novo GPS, de outro modelo, já está disponível para retirada na assistência técnica da empresa.




Leitora: Marisa Leomil de Paula
Empresa: Tok & Stok
Queixa: A médica relata que não consegue cancelar a compra de uma mesa que, segundo ela, além de defeito, tem um problema de ergonomia. Não havia produto similar na loja para fazer uma troca, diz a leitora.

Resposta: A empresa afirma que cancelou a compra e já retirou o produto da casa da cliente.




Leitor: Antonio Vieira de Oliveira
Empresa: Porto Seguro
Queixa: O leitor reclama que chamou a seguradora depois que o carro quebrou no km 36 da Anhanguera. Com a mulher, que está grávida, e a filha de dois anos, ele diz que esperou pelo resgate durante duas horas e meia.

Resposta: A empresa diz que não havia guincho disponível na unidade mais próxima, por isso a demora para atender o cliente.



Leitora: Marta Nunes
Empresa: Avon
Queixa: A projetista diz que o SAC autorizou a troca de um produto, mas que a revendedora não substituiu a compra, já paga. Ela afirma ter reclamado com a empresa, que, no entanto, não solucionou o problema.

Resposta: A empresa afirma que já entrou em contato com a cliente para resolver o problema.



Leitora: Sandra Maria Martins
Empresa: Embratel
Queixa: A administradora afirma que a empresa se recusa a devolver o valor de uma fatura, cobrada duas vezes. Ela teria direito apenas a um crédito de ligações, mas não utiliza mais os serviços da operadora.

Resposta: A empresa afirma que será feito o ressarcimento, em data acordada com a cliente.



Leitora: Paulo Celso Flores Nogueira
Empresa: Fnac
Queixa: O leitor reclama que fez uma compra pelo site da empresa, mas que, apesar de o pedido ter sido confirmado, não havia produto em estoque nem previsão para a entrega.

Resposta: A empresa diz que o produto estava em pré-venda, informação fornecida antes e depois da compra.

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