|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Sinalização ruim leva carro a usar contramão
DOS ENVIADOS À BR-101
A combinação parece ideal
para as colisões frontais: mais
de 80% da BR-101 é de pistas
simples, que requerem ultrapassagens dos veículos lentos
pela contramão; e esse ingrediente de risco é agravado pelas
condições da sinalização.
A falta de pintura no asfalto
(para delimitar as faixas e indicar onde a ultrapassagem é segura) e de placas (como para
alertar curvas perigosas e limites de velocidade) são os piores
problemas da rodovia. No ES,
tanto na aproximação de Guarapari como no trecho urbano
de Serra há placas oficiais que
avisam: região com "alto índice
de acidentes". Mesmo assim,
falta sinalização horizontal inclusive nas curvas perigosas.
Das badaladas praias paulistas de Ubatuba ao interior da
Bahia, outra falha generalizada
abrange as placas encobertas
pelo mato. Um problema também se repete nos trechos recém-reformados: asfalto novo,
mas liberado ao tráfego sem a
demarcação das faixas.
À noite, essa condição, aliada
à falta de iluminação nas regiões rurais, é um convite a acidentes graves. Sem a pintura da
pista para orientar a ultrapassagem, não é possível para
quem está atrás de um caminhão ter a mínima noção se é
longa reta ou curva sinuosa.
Pelo código de trânsito, as
vias não poderiam ser liberadas
sem a sua completa sinalização.
Nos últimos anos, flagrantes
de veículos trafegando na contramão em rodovias paulistas
levantaram debates sobre a
motivação -e as explicações de
embriaguez e tentativa de suicídio são as mais frequentes.
No percurso pela BR-101, a
reportagem vivenciou essa situação, motivada pela sinalização confusa da estrada em longos trechos onde ela está em
obras de duplicação, como em
parte de Santa Catarina e entre
as capitais Recife e Natal.
Sem saber, a Folha e um outro carro percorreram em torno de um quilômetro na contramão durante a noite num
trecho recentemente duplicado da rodovia na Paraíba. A
condição só foi percebida porque um veículo que vinha num
ritmo próximo de 100 km/h, no
sentido contrário, se assustou,
reduziu bruscamente a velocidade e deu alerta pelo farol.
O lugar onde os veículos entraram involuntariamente na
contramão é uma das diversas
variações de pista simples para
dupla. A placa que aponta a trajetória correta é pequena, com
pouca visibilidade à noite.
Texto Anterior: Em SP, pista é boa, mas viagem é lenta Próximo Texto: Outro lado: Chuva e obras agravam as condições, diz Dnit Índice
|