São Paulo, segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Pais sofrem para garantir que filhos acompanhem a 1ª Parada Disney em SP

OCIMARA BALMANT
DA REVISTA DA FOLHA

Uma multidão de pais com crianças no colo, nos ombros e em carrinhos acompanhou na manhã de ontem a primeira Parada Disney realizada em São Paulo.
Eram 10h40 quando o Pato Donald e sua namorada, Margarida, abriram o desfile que percorreu 3 km da avenida Olavo Fontoura, na zona norte da capital paulista.
Para ver desfilarem os heróis criados por Walter Elias Disney (1901-1966), muita gente saiu cedo de casa e, ainda assim, não conseguiu escapar do congestionamento que afetava toda a região por volta das 9h30.
Ana Clara Sijanas, 5, e a prima Giovana Sijanas, 8, foram a caráter. Sob um calor de 29C, Ana usava o vestido cor-de-rosa da Bela Adormecida e Giovana desfilava de amarelo, como a Bela, de A Bela e a Fera. Os trajes foram comprados para a festa de aniversário delas. "Não sei quando vou poder levá-las à Disney, então já trouxe aqui. Vale o esforço, mesmo com este sol", afirmou a advogada Mônica Sijanas, 30.
Segundo os organizadores, o evento atraiu cerca de um milhão de pessoas. A Polícia Militar não fez projeções sobre estimativa de público.
Não era fácil conseguir um lugar à sombra. As poucas árvores da avenida já tinham dono. Um pai tentou fazer com que a filha conseguisse uma vaga no tronco de uma árvore, mas não conseguiu. Um casal de adolescentes, vestidos de Mickey e Minnie, já haviam dominado o camarote improvisado. "Na moral, senhor, não cabe mais ninguém", resumiu o jovem.
O jeito foi pegar a menina no colo. Com tantos pais e mães aglomerados nas grades, era impossível a garota enxergar o Peter Pan.
Quem não ganhava colo, protestava. "Você é muito pesado. Confia em mim. Quando o Mickey estiver chegando, o papai levanta você", dizia o publicitário Jorge Fagundes, 38, ao tentar convencer Henrique, 5. Não conseguiu e segurou o filho por 1h30. O carro alegórico do Mickey Mouse foi o último a entrar na avenida.
À medida que Mickey e Minnie passavam, eram acompanhados pela multidão que tentava deixar o local. A equipe de 800 agentes de segurança privada tentava conter o público e houve confusão. "Consegui chegar rápido, mas agora não consigo sair", dizia Cristina Matheus, 42, funcionária do gabinete do prefeito.
Com patrocínio da Nestlé, essa é a primeira turnê da Parada Disney no Brasil. Antes de chegar a São Paulo, o desfile, composto por sete carros alegóricos, além de carruagens e minicarros, passou pelo Rio de Janeiro e por Vila Velha, no Espírito Santo. Para 2010 estão previstas apresentações da Parada em mais sete cidades brasileiras.

Texto Anterior: Justiça: Gilmar Mendes decide hoje se Sean fica no país
Próximo Texto: Vestibular: 8% dos candidatos faltam no 1º dia da segunda fase da Unesp
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.