São Paulo, segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pista de Congonhas fica fechada e 44 vôos têm atraso

Problema é causado por grande acúmulo de água na pista principal e o mau tempo na cidade de São Paulo ontem

Pista auxiliar do aeroporto não foi capaz de absorver demanda total; espera de passageiros nas partidas chegava a quatro horas


DA FOLHA ONLINE

Pelo terceiro dia consecutivo o aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, teve de fechar sua pista principal. A interdição durou cerca de quatro horas. Os motivos para os fechamentos consecutivos foram o acúmulo de água na pista e o mau tempo na capital durante esse período.
A pista auxiliar do aeroporto permaneceu aberta ontem, porém não era capaz de absorver a demanda total do aeroporto. Houve atrasos em pelo menos 44 vôos (25 pousos e 19 decolagens). A espera dos passageiros chegava a quatro horas durante a tarde de ontem.
O fechamento ocorreu à tarde. No início da noite, entretanto, a situação na pista principal estava normalizada.
Pilotos de aeronaves ouvidos pela Folha dizem que, sempre que São Paulo é atingida por chuvas fortes, a pista principal de Congonhas é invadida por uma "lâmina de água".
A chuva mais intensa ocorreu no horário do almoço. Apenas um ponto de alagamento se formou durante a tarde, na marginal Pinheiros.
A expectativa é que hoje o tempo fique instável -com nebulosidade variável e chuva a qualquer hora do dia.

Reforma
As pistas de Congonhas devem passar por uma reforma a partir do dia 27 de fevereiro. A primeira proposta do governo era iniciar a obra de Congonhas no início de fevereiro, mas as companhias aéreas foram contrárias devido ao Carnaval.
Cerca de 40% dos vôos diários devem ser transferidos para o aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos.
Além de Guarulhos, há a possibilidade de transferência para Viracopos, em Campinas. Para minimizar os transtornos, a Infraero pretende intensificar o trabalho na madrugada e nos horários de menor movimento.
O trabalho de reforma e ampliação da pista auxiliar e das pistas de rolamento vai durar 115 dias, com fim previsto para o dia 22 de junho. Dias depois, será a vez da pista principal.


Texto Anterior: Ônibus com 22 passageiros é assaltado em Petrópolis
Próximo Texto: Ordem para controladores é ter paciência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.