São Paulo, sábado, 22 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

STJ veta prorrogação de seleção via Enem e acesso a provas

Medida foi tomada na noite de ontem a pedido do governo e suspendeu decisões de instâncias inferiores

Em sua 1ª aparição após falhas, ministro elogiou sistema, mas disse que solução de problemas no site demorou

ANGELA PINHO
DE BRASÍLIA

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) não será prorrogado e, até nova determinação judicial, os candidatos não poderão ter acesso às suas provas do Enem nem pedir revisão das notas.
A decisão foi tomada, na noite de ontem, por liminar, pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), que suspendeu a pedido do governo decisões de instâncias inferiores.
Anteontem, por exemplo, um juiz federal do Rio ordenou que o prazo fosse estendido até a quarta para os estudantes do Estado. Outra decisão, no Ceará, permitia que os alunos vissem a correção de suas redações e pedissem revisão das notas.
A liminar do STJ determina que, até que o próprio tribunal indique qual instância deve decidir sobre o tema, as questões urgentes sejam encaminhadas à Justiça Federal no Maranhão, onde tramita a primeira ação sobre o caso.
Na primeira aparição pública desde que os problemas no Sisu começaram, o ministro Fernando Haddad louvou ontem o sistema, mas reconheceu que as falhas no site demoraram para ser resolvidas. "Deveria ter sido no próprio domingo."
Ele afirmou ainda que não esperava tantos inscritos (1,1 milhão) e anunciou que pediu um laudo para entender qual foi o problema, mas negou falhas de planejamento, sob o argumento de que o sistema funcionou normalmente durante três dias
Após reunião com a presidente Dilma Rousseff, Haddad decidiu suspender suas férias -do próximo sábado ao dia 30.

MINAS
Em Minas, uma liminar da Justiça estadual obrigou a UFMG a convocar mais 3.326 candidatos para a segunda etapa de seu vestibular, que leva em contra o Enem.
Eles haviam sido desclassificados por tirar zero. A decisão considerou as falhas do MEC podem ter gerado falsos zeros. Quem tiver de fato zero será desclassificado.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Cronologia dos problemas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.