São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

A ressaca está pronta para voltar

JULIO ABRAMCZYK

A conhecida ressaca dos Carnavais passados está pronta para voltar. Como sempre, mais um dos efeitos indesejados das bebidas alcoólicas. Para evitá-la, só cancelando o álcool da bebida.
Com freqüência, a severidade dos sintomas da ressaca (enxaqueca, fadiga e náuseas, entre outros sinais) está relacionada ao consumo exagerado da bebida alcoólica. Mas isso não está associado somente à quantidade de álcool ingerida.
Estudo de Jeffrey G. Wiese e seus colaboradores da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, explica que o aldeído acético -um produto derivado do metabolismo do álcool em nosso organismo- pode ser o responsável pelos sintomas da ressaca.
Por outro lado, acrescenta o pesquisador, pode-se observar alterações hormonais em pacientes com indisposição provocada pelo álcool. E a severidade da ressaca é proporcional à concentração do hormônio antidiurético no organismo.
Além disso, como o álcool inibe o efeito do hormônio antidiurético nos rins, ocorre um aumento no volume de urina excretada (aumenta a diurese), o que, por sua vez, pode levar o folião a uma desidratação.
A reidratação, conclui Wiese, pode atenuar, mas não acaba com os sintomas da ressaca.

E-mail - julio@uol.com.br


Texto Anterior: "Solução era simples demais"
Próximo Texto: Morte de animais: Mais 4 porcos-espinhos e 1 cobra morrem no Zoológico de São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.