São Paulo, sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva castiga ABC, interdita Anchieta e paralisa trens

Avenida do Estado é alagada pelo rio Tamanduateí; trem é cercado pela água próximo à avenida Presidente Wilson

Pessoas ficaram ilhadas em dia que São Paulo registrou 51 pontos de alagamento; muro de 30 metros desabou no aeroporto de Congonhas

DO "AGORA"

A chuva que atingiu ontem à noite a capital e a região do ABC causou transtornos para motoristas, fez córregos transbordarem e deixou pessoas ilhadas. A circulação de trens da CPTM ficou paralisada. O ribeirão dos Couros transbordou e interditou a rodovia Anchieta. São Paulo registrou 85 km de lentidão às 21h30, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Não houve mortes.
No ABC, alguns bairros foram alagados e foram registrados deslizamentos, sem vítimas. Segundo a Defesa Civil de Santo André, um dos pontos mais críticos foi a avenida do Estado, alagada com o transbordamento do rio Tamanduateí. Na Anchieta, às 20h40 o trânsito foi interditado nos dois sentidos, entre os quilômetros 10 e 14. Às 23h, o tráfego começou a fluir nas pistas marginais da via, sentido São Paulo.
Segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o temporal interrompeu a circulação dos trens na Linha D (Luz-Rio Grande da Serra), a partir das 18h30. Os trens ficaram parados nas plataformas. Os trechos inundados ficavam próximos às estações Ipiranga, Tamanduateí, Prefeito Saladino e Santo André. Até as 23h30, o problema continuava. A saída de trens foi interrompida na Luz.
No final da noite de ontem, um trem estava ilhado entre as estações Ipiranga e Tamanduateí, na altura da avenida Presidente Wilson. Os bombeiros não sabiam quantos passageiros estavam no trem, mas afirmaram que eles não corriam perigo. A orientação era a de que permanecem nos vagões.
A cidade de São Paulo chegou a registrar 51 pontos de alagamento em todas as regiões. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), a região sul foi a mais afetada. No aeroporto de Congonhas (zona sul), parte de um muro de 30 metros caiu, mas não prejudicou o trânsito.
A avenida Aricanduva ficou intransitável próximo da avenida Itaquera (zona leste). Os bombeiros atenderam pessoas ilhadas em pontos de alagamento no Ipiranga (zona sul) e Vila Prudente (zona leste), que fazem divisa com o ABC.

Metrô
Ontem, o metrô também apresentou problemas. Duas pessoas se jogaram nos trilhos do metrô ontem, na estação Tatuapé, na Linha 3-Vermelha.
A primeira pulou às 12h54, foi atropelada pelo trem e morreu. Outra, jogou-se às 19h04 e foi resgatada pelos metroviários. Segundo o Metrô, o funcionamento foi pouco afetado.
Na terça-feira, uma pessoa havia pulado nos trilhos na estação Bresser, na mesma linha, e sido resgatada.
(PEDRO ORLANDI E FABIANO NUNES)

Colaboraram Ricardo Westin e Cinthia Rodrigues


Texto Anterior: Líbano: Médico brasileiro preso é acusado de adulterar passaporte
Próximo Texto: Marta e Serra são alvo de investigação no STF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.