São Paulo, terça-feira, 22 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SUPERAÇÃO

Garoto que aprendeu xadrez na escola é bicampeão sub-20

DE SÃO PAULO - O enxadrista Fernando Barbosa, 18, aluno da rede pública que aprendeu xadrez em um projeto da Prefeitura de São Paulo, ganhou anteontem o Campeonato Paulista na categoria sub-20 pelo segundo ano seguido.
A Folha contou a história dele na edição de domingo. Menino pobre, que vendia balas em semáforos, Fernando começou a frequentar a escola apenas aos 12 anos, levado pelo Conselho Tutelar.
Considerado "aluno-problema", aprendeu o jogo na escola Roquette Pinto (zona leste), que executa o programa "Xadrez Movimento Educativo". Com o aprendizado do xadrez, tomou gosto pela escola.
Em 2010, Fernando foi campeão nas categorias sub-18 e sub-20 e, com isso, participou do Brasileiro com todas as despesas pagas. Mas, no último jogo, passou mal, ficando só em quinto lugar.
Com a vitória no Paulista, ele participará de novo da disputa brasileira, que acontece no mês que vem em Campinas (93 km de SP), gratuitamente.


Texto Anterior: Artes: Tela de Benedicto Calixto é furtada em Santos
Próximo Texto: "Menino" vira menina em maternidade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.