São Paulo, domingo, 22 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO JULIO ABRAMCZYK


Fumo passivo provoca câncer

A OMS (Organização Mundial da Saúde) reitera que o fumo passivo causa câncer do pulmão em não-fumantes. Foi publicada recentemente análise deturpada, negando o problema, com base em dados do Centro Internacional de Pesquisas do Câncer, da OMS.

Curso orienta pais de portadores de paralisia

Curso para pais de portadores de paralisia cerebral começa hoje, no Centro de Convenções Rebouças (r. Dr. Ernesto de Carvalho Aguiar, 23), em SP, antecipando o 13º Congresso da Associação Brasileira de Paralisia Cerebral, que começa terça, às 11h.
Defeito congênito em meninos é analisado

Está sendo observado em alguns países aumento no número de casos de hipospádia (defeito congênito em meninos, com o o orifício urinário situado antes da ponta do pênis). A epidemiologista Helen Dolk, no último número do "The Lancet", aborda possíveis causas.

Reunião debate custo hospitalar

Os custos, qualidade e treinamento nos hospitais serão debatidos na Conferência Pan-Regional da Federação Internacional de Hospitais, em junho, em São Paulo, sob o tema "1998-2008: Uma Década de Transformação na Área da Saúde". Tel/fax. (011) 221-9333.
Data incentiva combate à tuberculose

Depois de amanhã, dia 24, Dia Mundial da Tuberculose (data do anúncio da descoberta, em 1882, do bacilo causador da doença pelo médico alemão Robert Koch), a OMS realiza eventos destacando o elevado número de casos, apesar da facilidade na cura da doença.

Livro ajuda portadores de mal de Parkinson

Marylandes Grossmann, educadora em saúde pública, há 20 anos com a doença de Parkinson, lançou "Com Parkinson e de Bem com a Vida", com explicações sobre a doença. Patrocínio da Associação Brasil Parkinson (tel. 011/578-8177).
Cárie dentária ainda é problema no Brasil

A cárie ainda é o principal problema de saúde bucal no Brasil, dizem Marco Peres, Paulo Narvi e Maria Calvo, em "Prevalência da Cárie Dentária em Crianças aos 12 Anos de Idade em Localidades do Estado de São Paulo", na "Revista de Saúde Pública", da USP.

Idoso tem confusão mental com anestesia

Idosos podem ter confusão mental logo após operações. O problema, segundo J. T. Moller, da Universidade de Copenhague, se relacionaria à maior duração da anestesia, complicações respiratórias e infecções pós-operatórias.

E-mail: julio@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.