São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mensagem por celular incentiva perda de peso

MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Emagrecer com ajuda do celular é a nova aposta de quem busca perder peso ou mantê-lo. Pelo telefone, já é possível saber o peso ideal, acompanhar a evolução da dieta e obter dicas de uma alimentação saudável.
Os serviços são, em sua maioria, extensões de programas da internet. É o caso do Clube Mais Leve, que, segundo seu coordenador, o endocrinologista Walmir Coutinho, tem a interatividade como atrativo.
"Após associar-se, a pessoa envia uma mensagem com seu peso e altura. Seu índice de massa corpórea é calculado, e o usuário é informado se precisa emagrecer e quantos quilos está acima do esperado", afirma.
Ele é lembrado semanalmente de informar o peso. Pode receber mensagem de "parabéns" ou outras como "é preciso melhorar" ou "está indo rápido".
Segundo Coutinho, o objetivo não é substituir uma dieta com acompanhamento médico, mas oferecer um suporte.
Por enquanto, apenas a operadora Oi oferece o serviço, em fase de testes na Vivo, na Claro e na BrT. O custo semanal é de R$ 4,99 e inclui três mensagens diárias antes das refeições.
Esse tipo de mensagem é usada há mais tempo por revistas. A "Seleções", por exemplo, tem mais de mil usuários das mensagens enviadas desde março de 2007. Cada uma delas sai por R$ 0,10 (mais impostos) e há parcerias com quase todas as operadoras. A "Boa Forma" oferece serviço semelhante.
"Essas mensagens são um incentivo", diz a nutricionista Marília Rocha, 25, usuária das dicas. "Uso no meu café da manhã. Em vez de escolher uma comida mais gordurosa, eu como um mamão com granola".
Para Renata Maria Padovani, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Unicamp, as mensagens parecem não oferecer risco, por serem genéricas. Ela diz, porém, que sua eficácia pode ser contestada. "É necessário aconselhamento profissional".


Texto Anterior: Dengue faz turismo cair até 30% no Rio, diz associação
Próximo Texto: Franca devolve vacina contra febre amarela ao Estado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.