São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidente fere 5 na Chapada dos Guimarães

Parte dos paredões desabou perto da cachoeira Véu de Noiva, principal atração do parque a 60 km de Cuiabá

RODRIGO VARGAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ

O desabamento de parte dos paredões que circundam a cachoeira Véu de Noiva, o mais importante cartão-postal do parque nacional da Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá), deixou cinco turistas feridos no início da tarde de ontem, um deles em estado grave.
O grupo, formado por cerca de 30 integrantes, havia descido por uma trilha até o lago que se forma no local da queda-d'água, de 86 metros de altura. A maioria fazia parte de uma excursão de jovens ligados à igreja Assembléia de Deus na capital mato-grossense.
"Foi tudo muito rápido. Eles estavam tomando banho quando o barranco cedeu", disse o representante comercial Júlio César Evangelista, amigo de três das cinco vítimas. "Foi muita sorte que algo mais grave não tenha ocorrido."
Todas as vítimas foram socorridas e encaminhadas ao pronto-socorro de Cuiabá. Duas garotas, de 20 e 14 anos, foram atendidas com suspeita de fraturas no fêmur e na bacia. Até a conclusão desta edição, não havia mais informações sobre os feridos.

Principal atração
A cachoeira Véu de Noiva é um dos principais atrativos do parque nacional da Chapada dos Guimarães, o quarto mais visitado do país -112 mil turistas por ano, segundo estimativa do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Por meio de uma nota oficial, o secretário de Turismo de Mato Grosso, Yuri Bastos, informou que irá discutir com o Ibama os "problemas de segurança nos pontos turísticos" da região.
O secretário chegou a afirmar que pediria a "interdição imediata" dos principais pontos turísticos do parque.
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as causas do desmoronamento. Uma perícia deverá ser feita no local com ajuda de geólogos da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Enquanto durar a investigação, o acesso à cachoeira ficará interditado.
A reportagem não conseguiu contato ontem com representantes do parque. Na sede do Ibama em Cuiabá, a informação era que o atendimento externo só seria retomado hoje.


Texto Anterior: Violência: Homem é suspeito de esfaquear a ex e a família dela
Próximo Texto: Carro entra em rodovia pela contramão, bate e 3 morrem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.