São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calçadas da avenida 9 de Julho receberão 169 paus-brasil e ipês-roxos

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

A avenida Nove de Julho, importante via de São Paulo, ganhará 169 árvores nas próximas semanas. Os 60 paus-brasil e 109 ipês-roxos serão plantados num trecho de 1,5 km, entre a avenida São Gabriel e a alameda Franca, no Jardim Paulista. A via tem 6,5 km.
As árvores têm 4,5 metros de altura. As covas serão abertas nas calçadas durante a semana, mas o plantio terá de ser concluído nos finais de semana, com caminhão-munck (com braço mecânico), para não atrapalhar o trânsito.
A ação acontece após a assinatura de um termo de cooperação entre a prefeitura e a empresa Diageo, que produz o uísque Johnnie Walker Green Label, e faz parte do movimento Green Vision, também lançado na Cidade do México, em Caracas e em Bogotá. O projeto será divulgado no site de relacionamentos MySpace.
Diferentemente do que costuma ocorrer quando há adoção de área verde ou plantio, não serão colocadas placas com o nome da patrocinadora. O termo prevê que a empresa cuidará da manutenção das árvores por três anos.
Autora do projeto, a arquiteta-paisagista Cássia Mariano afirma que um dos critérios para a escolha das árvores foi o porte. Como as espécies são médias, elas produzem sombra para pedestres, mas não chegam a estragar calçadas.
O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, aprovou a idéia. Questionado se esse tipo de ação não seria mais benéfico na periferia, mais carente de verde, ele respondeu: "Não importa que as empresas prefiram plantar em áreas de maior visibilidade porque, nas áreas de menor visibilidade, a secretaria planta".
Agrônomos, urbanistas e paisagistas defendem a arborização como forma de melhorar a qualidade de vida na cidade. A vegetação melhora o clima e ajuda a captar água da chuva e a evitar enchentes.


Texto Anterior: Volta do feriado tem acidentes e lentidão
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.