São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenwich vira reduto de brasileiros

DE NOVA YORK

Greenwich é mais conhecida como cidade-dormitório e colônia de férias de nova-iorquinos endinheirados. A 40 minutos de carro e a menos de uma dezena de estações de trem de Manhattan, é destino certo de corretores de Wall Street e de parte da intelectualidade de Nova York que se cansou da vida na cidade grande.
Até anteontem, a localidade ganhava as páginas dos jornais somente por tentar proibir que turistas frequentassem suas praias -há uma lei em trâmite na Câmara que prevê a cobrança de pedágio para pessoas de fora da cidade que queiram entrar no mar.

Imigração
Nos últimos anos, no entanto, a ex-comunidade de pescadores viu crescer o número de imigrantes brasileiros ilegais. Segundo o censo de 2000, há 1.747 habitantes originários da América do Sul, a maioria do Brasil. O número de fato deve ser pelo menos cinco vezes maior, estimam os comerciantes locais.
A região já conta com pelo menos dois jornais bilíngues inglês-português, "A Tribuna" e "The Immigrant", este com versão também em espanhol. Além disso, o português já é a terceira língua mais falada além do inglês nas escolas públicas da cidade, atrás do espanhol e do japonês.
A comunidade se concentra no bairro de Chickahominy. Nas ruas em torno do lugar, é comum bandeiras brasileiras enfeitarem a fachada de lojas e restaurantes, que têm nomes como Pantanal e Brasil Versátil. (SD)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Segurança: Nova delegacia prioriza área nobre de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.