São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unidade pioneira está em Campinas

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

O 5º DP de Campinas, localizado no Jardim Amazonas, periferia da cidade -escolhido pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo como modelo para implantação da Delegacia Poupatempo-, já funciona em caráter experimental há quase 20 dias.
Segundo o delegado Marcelo Silveira, o objetivo do novo modelo é criar uma integração maior com a comunidade.
"Pelo projeto, vamos dar mais agilidade e principalmente dignidade às pessoas que forem procurar a delegacia para registrar uma queixa ou pedir apenas uma informação", disse Silveira.
A delegacia registra cerca de 300 boletins por mês e atende em sua maioria bairros pobres.
Até agora, 24 estagiários de direito e serviço social trabalham no DP, por meio de parceria com a PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e a Unip (Universidade Paulista).
Segundo Silveira, a escolha do 5º DP para a implantação do projeto foi devido à estrutura que a delegacia já mantinha. No entanto foi necessária uma adaptação do local, que teve o apoio financeiro da comunidade. Ele não divulgou o valor gasto pela população nas reformas.
"O Conseg [Conselho de Segurança] da comunidade, juntamente com grupos de moradores de bairro e comerciantes, está colaborando para a reforma da delegacia", disse o delegado.
Silveira considera que o projeto também deve ser estendido a outras delegacias de Campinas.
"O correto seria a implantação desse novo modelo em todas as unidades. Não podemos privilegiar só uma comunidade", disse.



Texto Anterior: Reforma cria ambiente mais confortável
Próximo Texto: Custo justifica implantação, diz secretaria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.