UOL


São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Órgãos divergem quanto à quantidade derramada

Notificação sobre derrame de óleo chega ao Ibama uma semana depois

DA AGÊNCIA FOLHA

Um vazamento de petróleo em encanamentos de um poço de exploração no Ceará demorou uma semana para ser notificado ao Ibama. O acidente ocorreu dia 12. Segundo o superintendente Raimundo Braga, apenas no dia 19 o Ibama foi informado por meio de uma denúncia pelo Disque-Verde, serviço de ouvidoria do órgão.
A fazenda Belém, local do acidente, fica em Icapuí (CE).
A estimativa da quantidade de óleo derramada varia conforme a fonte: segundo a Petrobras, o total é de 7.000 litros; para o Ibama, a quantidade pode chegar a até 15 mil; já para o Sindicato dos Petroleiros do Ceará, o vazamento foi de 50 mil litros. O vazamento atingiu a vegetação e o solo da região numa área de dois hectares.
Segundo Carlos Maia, analista ambiental do Ibama encarregado de fazer a auditoria no local, a Petrobras deverá ser multada.
A Superintendência do Meio Ambiente confirmou que recebeu a notificação da Petrobras no dia seguinte ao acidente e que também verifica a situação.

Outro lado
A Petrobras, em nota oficial, diz que controlou o acidente iniciando rapidamente os procedimentos de neutralização dos efeitos.
A nota explica, ainda, que a Superintendência do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Petróleo foram avisadas formalmente no dia seguinte. Por meio de assessoria, a empresa disse que não entende a notificação ao Ibama como obrigatória, já que não se trata de vazamento no mar.


Texto Anterior: Animal foi substituído por motos
Próximo Texto: Panorâmica - Polícia: Mulher morre em assalto no trânsito
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.