São Paulo, terça-feira, 22 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANO DE SEGURANÇA

Tarso Genro quer fundo para garantir piso de R$ 1.200 a policiais

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Justiça Tarso Genro afirmou ontem que o novo plano do governo contra a violência vai incluir um fundo para garantir um piso salarial mínimo para todos que atuam na área, como policiais civis e militares e guardas municipais.
A área técnica do Ministério ainda estuda o valor do piso, mas Tarso citou ontem o número de R$ 1.200 por mês -maior do quem em muitos Estados. O ministro não especificou de onde viria o dinheiro do novo fundo.
A proposta de um piso unificado existe há muitos anos, chegou a ser promessa de campanha de Lula, mas jamais foi implementada. O novo fundo seria transitório, por até sete anos, até que prefeitos e governadores se adaptem para pagar o valor.
O projeto para a área de segurança terá cerca de 20 propostas e será apresentado pelo ministro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final deste mês. Depois, a proposta será aberta para debate entre especialistas, governadores e prefeitos.
Tarso também apresentou outros dois pontos: que assistentes sociais identifiquem e ajudem famílias com jovens vulneráveis à criminalidade; e o reaparelhamento da polícia, em especial com armas não-letais, para diminuir o número de vítimas de balas perdidas. Ele só não explicou como espera que forças de segurança com armas não-letais combatam bandidos armados com fuzis.

Texto Anterior: Leme diz acatar ordem contra caça-níquel
Próximo Texto: Prefeitura apura se prédios de luxo danificaram casas em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.