São Paulo, sexta-feira, 22 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP confirma mais um caso de gripe suína

Paciente é do sexo masculino, esteve em Nova York e apresentou os sintomas no dia 19, quando desembarcou no Brasil

É o 9º caso confirmado da doença no país; segundo a Secretaria da Saúde, o paciente passa bem e está em isolamento domiciliar


FERNANDA BASSETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou ontem mais um caso de gripe A (H1N1), a chamada gripe suína, na capital. Agora são nove os casos confirmados da doença no país -três em São Paulo, três no Rio, um em Minas Gerais, um no Rio Grande do Sul e um em Santa Catarina.
O novo caso é de um paciente do sexo masculino, de 39 anos, que esteve em Nova York entre os dias 13 e 19 deste mês. Ele apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 19, quando desembarcou no Brasil.
O paciente foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein. O diagnóstico foi confirmado ontem à tarde pelo Instituto Adolfo Lutz. O homem está em isolamento domiciliar e passa bem.
O Ministério da Saúde diz que monitora todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com os pacientes que tiveram a doença confirmada.
A Secretaria da Saúde ainda mantém outros quatro pacientes sob suspeita (aguardando exames) e cinco em monitoramento (eles não têm todos os sintomas da doença).
Todos os outros pacientes com casos confirmados de gripe suína no país já tiveram alta.
De acordo com o Ministério da Saúde, até ontem havia 14 casos suspeitos no país. As amostras com secreções respiratórias desses pacientes estão em análise laboratorial.
Além disso, 14 casos estão em monitoramento em cinco Estados (Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e 288 foram descartados.
O Ministério da Saúde receberá R$ 102,4 milhões para combater a doença. O dinheiro será usado para a aquisição de equipamentos de proteção individual e kits de diagnóstico, instalação de força-tarefa em portos, aeroportos e fronteiras, confecção e distribuição de material de divulgação e aquisição de insumos para a produção de medicamentos.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Estados Unidos já registram nove mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.