|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
LEI DE GÉRSON
Eles dizem que comercial estimula cola
Propaganda de TV irrita educadores
DA REPORTAGEM LOCAL
O ambiente simula uma sala
de aula durante uma prova. Sutilmente, um menino tira o braço de cima de um papel. Sua colega pode, então, olhar as respostas. A cena é o tema de uma
propaganda da Volkswagen que
vem sofrendo críticas de educadores por supostamente estimular estudantes a fazer cola.
No comercial de TV, alunas
que aparentam estar no ensino
fundamental tentam olhar as
respostas de seus colegas. Dois
deles escondem o papel e recebem uma expressão de reprovação das garotas. Ambos são
identificados como futuros engenheiros de concorrentes alemãs da Volkswagen.
O terceiro garoto deixa a menina ver suas respostas e ganha um
sorriso. Ele é identificado como
futuro engenheiro da Volkswagen. Em seguida, aparece a frase:
"Tecnologia ao alcance de todos". E também o símbolo da
montadora acompanhado da
frase: "Perfeito para a sua vida".
"A propaganda não foi feliz ao
tocar em uma questão tão delicada como é a cola", afirma a
presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Maria
Irene Maluf. "A cola representa
falta de autoconfiança. Esse tipo
de situação é ruim. A escola já é
muito desvalorizada hoje em
dia, não precisa aumentar isso."
Maria Irene diz ainda que o comercial desprestigia o sexo feminino, pois "há aquela imagem de
que a mulher consegue as coisas
porque é bonitinha".
O professor Paulo Afonso
Ronca, doutor em psicologia
educacional pela Unicamp, afirma que a propaganda tem problemas ainda maiores que o da
questão da cola. "Subliminarmente, vê-se o mundo de uma
forma fácil, com o jeitinho brasileiro e com a esperteza", diz. "[A
campanha] escancara o que a
gente vive e diz que isso está certo. É inadmissível."
Já a professora de psicologia da
PUC-SP Renata Aleotti não vê
grandes problemas na propagada. "As crianças estão vendo um
tipo de coisa que elas vivem",
diz. "Observo problemas mais
sérios na televisão, relacionados
à ética, à violência e à sexualidade", declarou.
"Outro objetivo"
A montadora nega, por meio
de nota, que a propaganda estimule a cola. A empresa afirma
que não está caracterizado que
os estudantes estejam em prova
-eles estariam em um exercício
em sala de aula. "O objetivo do
comercial é mostrar que as outras marcas alemãs são tão boas
quanto a Volkswagen, [...] mas
são exclusivistas. Como conclui
o filme, a tecnologia da Volkswagen está ao alcance de todos",
diz a nota da montadora.
(FÁBIO TAKAHASHI)
Texto Anterior: Saiba mais: Castro Alves estudou na faculdade Próximo Texto: Panorâmica - Acidente: Carro desgovernado invade calçada de escola e mata aluna e aposentado Índice
|