São Paulo, domingo, 22 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agente de viagens conta que operação a ajudou a salvar visão do olho direito

DA REPORTAGEM LOCAL

A agente de viagens Solange Oliveira, 50, diz que a cirurgia endoscópica a ajudou a manter a visão no olho direito. Ela tinha um tumor em uma das meninges, membranas que revestem o cérebro, na região próxima à junção entre os nervos ópticos esquerdo e direito.
Achando que não estava enxergando bem e que teria que mudar o grau de seus óculos -Solange tem hipermetropia e astigmatismo-, foi ao oftalmologista em dezembro. Descobriu, então, que estava perdendo muito rapidamente a visão do olho esquerdo, a qual não conseguiu salvar.
"O oftalmologista achou que era uma doença chamada neurite óptica, mas, quando eu fiz uma ressonância magnética um tempo depois, descobri que se tratava de um tumor", conta.
Solange corria o risco de perder também a visão do olho direito, quando foi aconselhada a fazer a cirurgia endoscópica.
"Consegui manter minha visão do olho direito. Tive alguns problemas no pós-operatório e fiquei 40 dias no hospital. Mas, no final, o que importa é que mantive minha visão."
Solange conta que realizou a cirurgia em março e que o procedimento já tinha sido desmarcado uma vez porque houve a necessidade do uso da sala cirúrgica para um transplante de rim. Sua operação ocorreu uma semana depois.
Entre os meses de dezembro e março, a agente disse que as perspectivas passadas pelos médicos não eram muito animadoras, mas que ela teve fé em que daria "tudo certo".


Texto Anterior: Saiba mais: Operação é feita por otorrino e neurocirurgião
Próximo Texto: Plantão Médico: Aids ainda é uma grave doença
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.