São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tempo seco provoca corrida a prontos-socorros infantis

DA REPORTAGEM LOCAL

O ar extremamente seco que há um mês envolve São Paulo provocou uma corrida aos prontos-socorros infantis. As salas de espera dos hospitais estão cheias, ao contrário do que costuma ocorrer em julho, mês de férias. Os pacientes são, na maioria, crianças acometidas por problemas respiratórios.
No hospitais Santa Catarina e São Luiz, privados, e no Menino Jesus, público, a procura pelo pronto-atendimento infantil neste mês está entre 30% e 50% acima do esperado.
"Quanto menor a criança, mais os pais ficam desesperados. Não querem esperar a consulta no dia seguinte, levam logo para o pronto-socorro", afirma a médica Marcia Sanae Kodaira, do Santa Catarina.
Os principais problemas são gripe, resfriado, tosse, rouquidão, coriza, hemorragia nasal, olhos irritados, asma, bronquite, sinusite e alergias.
Embora em menor proporção, há casos graves. No Santa Catarina, nove crianças estão internadas com pneumonia.
Os médicos dão dicas para minimizar os problemas, como pôr uma panela com água no quarto do filho e oferecer bastante água à criança. "Parece bobagem, mas faz toda a diferença", afirma o médico Marco Aurélio Safádi, do São Luiz.
A Folha visitou ontem duas farmácias e quatro lojas nos shoppings Pátio Higienópolis (centro) e West Plaza (zona oeste). Em todos os locais, os vendedores disseram que a busca por umidificadores subiu -os preços iam de R$ 56 a R$ 299. Segundo uma vendedora, quem mais procura os aparelhos são mães com filhos pequenos. Em duas lojas, os aparelhos estavam esgotados.
(RICARDO WESTIN e ESTÊVÃO BERTONI)


Texto Anterior: São Paulo completa um mês sem chuva
Próximo Texto: Em 1 mês, 65 foram detidos em blitze da lei seca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.