São Paulo, quarta-feira, 22 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Para valorizar patrimônio, Palácio da Justiça em SP ganha iluminação noturna

Bruno Fernandes/Folha Imagem
Iluminação do Palácio da Justiça, na praça da Sé, inaugurada ontem; iniciativa visa valorização de patrimônio arquitetônico

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Com estreia inicialmente prometida para antes do Carnaval, a iluminação noturna do Palácio da Justiça, na praça da Sé (centro de São Paulo), foi inaugurada ontem, quando também foi entregue a nova fachada restaurada do edifício, de 1933.
Ao custo de R$ 572 mil, pagos pela prefeitura, a nova iluminação do palácio -sede do Tribunal de Justiça de São Paulo- incluiu a realização de pequenas obras para "camuflar" os projetores.
O prédio é tombado pelos órgãos de patrimônio municipal e estadual e foi projetado pelo escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1928), autor da Pinacoteca do Estado e do Teatro Municipal. O desenho foi inspirado no Palácio da Justiça de Roma (Itália).
Peças de granito que ficam no chão foram cortadas para comportar cerca de 40 luminárias. Outros pontos de luz foram acoplados em postes e nos andares superiores, para realçar janelas e colunas.
A nova iluminação integra um projeto do Ilume (Departamento de Iluminação Pública) de valorização do patrimônio arquitetônico. O projeto deve ser estendida a outros edifícios históricos, ainda não definidos.
Ontem, no evento de inauguração do sistema, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) afirmou tratar-se de mais um passo para a revitalização da região central.


Texto Anterior: Fretado pode ser multado uma vez por hora
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.