São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPI pode investigar arremetida de Airbus em Porto Alegre

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A CPI do Apagão Aéreo vota hoje requerimentos apresentados pelo relator, deputado Marco Maia (PT-RS), para obter informações da Aeronáutica, da Infraero, da TAM e da BRA sobre um incidente com um Airbus-A320 da TAM e um avião da BRA, no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Por volta da 1h de segunda, o piloto do vôo 3151, que partira de Guarulhos (Grande SP), arremeteu minutos antes do pouso para não colidir com o avião da BRA, que taxiava na pista. Maia disse que a CPI investigará se o Airbus tinha velocidade e distâncias regulares e se recebeu autorização para pousar.
A passageira Ângela Baldino, 49, secretária de Turismo de Porto Alegre, disse que o piloto avisou pelo microfone que o pouso estava autorizado. "O clima no avião era muito tenso."
O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica ouviu as conversas entre a torre e o piloto e disse que não houve autorização. Os controladores teriam avisado que um avião taxiava na pista. Segundo a Aeronáutica, não existiu risco de colisão porque o Airbus arremeteu a cerca de 170 metros do chão.
A TAM disse em nota que "o comandante do vôo julgou não haver separação adequada com outra aeronave que estava na pista e iniciou processo de arremetida para realizar novo procedimento de pouso".

Manutenção
Um avião da Gol que deveria sair de Porto Alegre para Brasília ontem às 8h acabou decolando às 12h55. Em nota, a Gol disse que precisou efetuar manutenção não programada nos monitores de cristal líquido.

Texto Anterior: Infraero quer cobrar mais de avião estacionado em aeroporto
Próximo Texto: Serra do Cipó: Incêndio em área de proteção destrói 6% de parque em MG
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.