São Paulo, sábado, 22 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital indica óbito 2 dias antes de morte

Mulher de 84 anos estava internada no Miguel Couto, no Rio, para tratar pneumonia

Secretaria da Saúde informou que, ao tomar conhecimento do fato, afastou a médica responsável pela declaração de óbito


DIANA BRITO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA ONLINE, NO RIO

A pensionista Maria José de Melo, 84, morreu no último domingo no hospital municipal Miguel Couto, zona sul do Rio, mas dois dias antes seu óbito já havia sido registrado.
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Carlos Eduardo Melo (PSB), disse que, após o prontuário ser preenchido com o parecer de óbito, uma enfermeira percebeu que a paciente respirava sem a ajuda dos aparelhos.
"O prontuário foi rabiscado após a equipe médica perceber que ela estava viva. Depois que colocaram o respirador novamente, o tratamento continuou e ela ficou internada no mesmo local. Morreu dois dias depois", disse Melo.
Filha da paciente, a dona de casa Terezinha de Melo Alexandre, 48, disse à Folha que chegou a ser avisada sobre o desligamento dos aparelhos, mas os médicos disseram que era um procedimento normal.
"A equipe médica me informou que a minha mãe ficou sem aparelhos durante dez minutos para que ela demonstrasse alguma reação. Como ela não reagiu, os médicos colocaram o respirador de volta. Achei estranho, mas acreditei."
Terezinha declarou que ela mesma cuidava da mãe, que era paralítica havia 19 anos, em casa. Segundo Terezinha, sua mãe apresentava quadro de pneumonia, mas, mesmo assim, não havia cobertores no hospital. "Tive que comprar cobertores às pressas."
A Secretaria municipal da Saúde informou que, ao tomar conhecimento do fato, afastou a médica responsável pela declaração de óbito e abriu sindicância para apurar o caso.
De acordo com a secretaria, o hospital municipal Miguel Couto informou que a paciente deu entrada na unidade no dia 8 de agosto, em estado grave, com alteração do nível de consciência, insuficiência respiratória e insuficiência renal. "Ela ficou internada e recebeu acompanhamento e medicação necessários", diz o texto.


Texto Anterior: Clima: São Paulo registra a tarde mais fria do ano
Próximo Texto: Vestibular: Cai liminar que mandava reabrir inscrição do Enem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.