São Paulo, domingo, 22 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fora de controle, fogo destrói plantações

Lavradores paraenses perderam pés de cacau

DOS ENVIADOS A SÃO FÉLIX DO XINGU

"De que adianta eu não colocar fogo se, no final das contas, minha área acaba queimada do mesmo jeito?"
A pergunta é do sitiante Ineildo Dourado, 55, diretor de uma associação que reúne 38 pequenos produtores de cacau e hortaliças da região de São Félix do Xingu.
Segundo ele, fogos iniciados em grandes pastagens fizeram estragos em pelos menos cinco áreas de cultivo.
"Este é um município rico. Só que muitos não gostam de respeitar a lei. E as autoridades não fazem questão."
Outro sitiante, João Tiago Freire Barbosa, 42, também contabiliza estragos causados por um incêndio que invadiu sua propriedade e destruiu 2.500 pés de cacau.
O caso dele, porém, poderia ser definido como "fogo amigo". "Meu pai, que é meu vizinho, cedeu uma área para um conhecido fazer lavoura. Na primeira chance que ele teve, botou fogo", conta.
Da área de roça para a plantação de cacau, o fogo seguiu rápido. Barbosa, um dia antes, havia terminado de pagar o financiamento do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
"Fizemos o possível para salvar a plantação, mas o prejuízo foi grande. Minha mulher até chorou."

PROJETO
Na ONG Adafax (Associação para o Desenvolvimento da Agricultura do Alto Xingu), a ambientalista Celma Gomes de Oliveira coordena projetos que estimulam culturas perenes (cacau, açaí e pimenta), que não dependem de fogo.
Os projetos, com financiamento internacional, chegam a mil pequenas propriedades. Celma diz que o trabalho tem de superar questões financeiras e culturais.
"O pequeno também queima, porque não tem recursos para comprar equipamentos e precisa abrir pasto. Mas existe também uma cultura do fogo, que, principalmente nos mais velhos, é difícil mudar. Nosso foco, por isso mesmo, são os jovens." (RV e AG)


Texto Anterior: Impunidade dá força a queimadas no sul paraense
Próximo Texto: Cidade recordista não tem brigada anti-incêndio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.