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TRANSPORTE
Ligação entre estações estava prevista para 2002; por enquanto, acesso será aberto só em fins de semana e feriados
Com atraso, SP liga trem e metrô na Luz
FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL
Com dois anos de atraso, a administração Geraldo Alckmin
(PSDB) vai entregar neste domingo a interligação da linha de trens
da CPTM (Companhia Paulista
de Trens Metropolitanos) com o
metrô na estação da Luz, no centro da cidade de São Paulo.
A inauguração ocorrerá uma semana antes do primeiro turno da
eleição municipal, na qual um dos
concorrentes é o tucano José Serra, apoiado por Alckmin.
A interligação permitirá o acesso dos passageiros aos dois sistemas com o mesmo bilhete, isto é,
sem a necessidade de pagar outra
passagem ou pegar uma senha
para efetuar a troca do tíquete
-como ocorre hoje.
A ligação subterrânea, por enquanto, funcionará apenas nos finais de semana e feriados -segundo o governo estadual, será
um período de testes. Só no final
de novembro, quando for totalmente liberada, deve desatar um
dos mais antigos nós do sistema
ferroviário da região metropolitana: o acesso direto dos passageiros da zona leste ao centro velho.
A interligação, parte de um projeto maior intitulado Integração
Centro, estava prevista para entrar em funcionamento em setembro de 2002. Segundo a assessoria de imprensa da CPTM, vários fatores concorreram para o
atraso das obras necessárias à liberação da passagem: inundações
na estação, muros que tombaram
e entraves burocráticos.
Outra justificativa apresentada
por assessores da empresa é o fato
de as obras terem sido feitas sem o
fechamento da estação.
Hoje, a integração dos trens metropolitanos com o metrô pode
ser feita nas estações da Barra
Funda e do Brás. Com a abertura
da interligação na Luz, o governo
estadual espera um salto de mais
de seis vezes na circulação de passageiros na estação -estima que
200 mil pessoas passarão diariamente por lá. Hoje, são 32 mil.
O projeto Integração Centro
prevê gastos de US$ 95,1 milhões,
sendo quase a metade de empréstimos do Bird (Banco Mundial). A
maior parte dos recursos (92,8%)
já foi gasta.
Na cerimônia de domingo, que
deve contar com a presença de
Alckmin, serão apresentadas as
intervenções na estação da Luz.
Sob as quatro plataformas foram
construídos dois saguões subterrâneos e três acessos (com piso de
granito) -para as ruas Mauá e
Cásper Líbero e para a Pinacoteca. Haverá 19 escadas rolantes e
um elevador para portadores de
deficiência.
Crescimento
Inaugurada em 1901, a estação
da Luz se transformará na terceira
maior da cidade em fluxo de passageiros com a interligação entre
trens e metrô.
A circulação prevista de 200 mil
pessoas só será inferior a das estações Sé (650 mil por dia) e Paraíso
(280 mil). Em três anos o governo
estadual calcula que já estará em
funcionamento a linha 4 do metrô, que se estenderá de lá até a Vila Sônia (zona oeste). Com isso, a
previsão é que o fluxo dobre, atingindo 400 mil passageiros diários.
A multidão que passará pelo
centro tem atraído investimentos
culturais. A um custo de R$ 30 milhões, está sendo erguida a Estação da Luz da Nossa Língua, um
centro de referência da língua
portuguesa com previsão de inauguração para 2005.
O acesso direto da Luz à Pinacoteca atraiu o interesse de lojistas
do Bom Retiro, que planejam a
construção de um auditório subterrâneo para desfiles de moda e
feira de negócios ao lado da estação. Diretores da Pinacoteca também cogitam a criação de um espaço de exposições na estação.
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