São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FLÁVIO FLORENCE (1957-2008)

Morre maestro da Sinfônica de Santo André

DA REPORTAGEM LOCAL

Morreu ontem, aos 51 anos, o maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André (SP), Flávio Florence. Ele tinha câncer no cólon -diagnosticado havia dois anos.
O corpo foi velado no Teatro Municipal de Santo André e levado ao Crematório Vila Alpina (São Paulo).
Florence iniciou seus estudos na Fundação das Artes de São Caetano, ainda como flautista. Mais tarde, foi ao Real Conservatório de Haia (Holanda) ter classes de flauta, regência e regência coral.
Ao retornar, formou-se em regência pela Unicamp. Na cidade em que se graduou, fundou a Orquestra Sinfônica Jovem e foi regente-assistente da formação adulta.
No fim dos anos 80, foi convidado a assumir o comando da Sinfônica de Santo André -posto que mantinha até o presente. No mesmo período, venceu por duas vezes o concurso Jovens Regentes, promovido pela Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).
Ao lado dos instrumentistas de Santo André, fez recitais nas principais salas de São Paulo, participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP) e excursionou pela Argentina.
Além da regência, Florence se dedicou à docência. Deu aulas na Faam (Faculdade de Artes Alcântara Machado) e na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Paralelamente, integrou a Comissão Estadual de Música e coordenou os Encontros de Orquestra Jovens de SP.
O maestro era também colunista da revista "Concerto" e colaborador da "Bravo!".


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Aluno morre após ser espancado em CEU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.