São Paulo, Sexta-feira, 22 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Soldados" do tráfico avisam horário

da Reportagem Local

O aviso de que existe horário para os moradores se recolherem é repassado pelos "soldados" do tráfico que percorrem o bairro.
Os vizinhos se encarregam de alertar quem estava fora e perdeu o comunicado. Ninguém informa, no entanto, de qual grupo de traficantes partiu o alerta.
"Os caras passam a pé avisando a gente para não ficar na rua depois das 21h, que o bicho vai pegar", disse o estudante J., 14.
Moradores ouvidos pela Folha disseram que os tiroteios aumentaram esta semana.
"Aqui a coisa mais comum é tiro, mas tem época, como agora, que a coisa aumenta e as pessoas precisa se cuidar muito", afirmou o vigia C., 38, que vive há 10 anos na favela.
O recado da existência do limite de horário sai da favela e chega às escolas por meio dos pais e dos próprios alunos.
"Um garoto me avisou que todos os primos dele estão andando armados e que a situação vai piorar", disse uma professora de escola estadual.
Cada funcionário se lembra de pelo menos uma história de violência que ouviu sobre a favela, como a de um estudante que pediu transferência para outra escola depois que seu amigo foi assassinado a tiros. "A mãe veio desesperada e o mandou para a casa de parentes do outro lado da cidade", afirmou uma funcionária de secretaria.
Diretores de escolas visitados ontem pela Folha pediram mais policiamento no local.
"Estou em pânico, com medo e apavorada de passar por aqui à noite", disse C., que trabalha em escola pública há dez anos.
Segundo moradores, a correria de volta para casa começa a partir das 20h. Só pequenos grupos, geralmente em bares, permanecem fora de casa depois das 21h30.
Não ocorreram mais assassinatos na favela após a última chacina, na semana passada, de acordo com policiais do 95º DP.
Este ano, de janeiro a setembro, 65 pessoas foram assassinadas na região do DP -a maioria delas na favela. No ano passado, nesse mesmo período, houve 46 mortes em crimes.


Texto Anterior: Favela tem população jovem
Próximo Texto: Alunos e professores recebem escolta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.