UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO AR

Em SP, aeronave é usada para retransmitir as imagens captadas por equipes de reportagem que usam motocicletas

Helicóptero vira "satélite" de emissora de TV

DA REPORTAGEM LOCAL

Que São Paulo tem uma das maiores frotas de helicóptero do mundo, já deu até no "New York Times", há mais de três anos. Quase acostumados ao barulho de pousos e decolagens, os paulistanos passaram a conviver nos últimos tempos com helicópteros parados no ar, servindo para a retransmissão de equipes de TV em solo, como "satélites".
Ao menos quatro das cinco principais redes de televisão do país utilizam os seus helicópteros em São Paulo também para retransmitir ao vivo para a sede dados captados por equipes em terra, que vão aonde as câmeras aéreas não conseguem chegar. Parados, ou quase, por até 40 minutos, perturbam os moradores.
Além de retransmitirem imagens de carros de reportagem, os helicópteros também dão apoio a equipes em motocicletas. A pioneira nessa "variação" foi a Record, que começou a usar jornalistas em motocicletas com retransmissão de dados por helicópteros em janeiro de 1999.
Anteontem, houve o primeiro acidente com uma dessas equipes, chamadas de "motolinks", em que um pedestre morreu.
A Globo, que utiliza helicópteros desde 1996, a Bandeirantes e a RedeTV! também se valem dos "motolinks". Mas as aeronaves nunca decolam apenas para servir de "satélites" -sempre carregam câmeras para imagens aéreas.
As TVs chegam a usar até seis helicópteros. Em alguns casos, no mesmo ponto da cidade.
No total, a cidade de São Paulo tem 437 helicópteros registrados, abaixo apenas de Nova York e de Tóquio. No país, são 952.
Uma das poucas regras para os helicópteros, que não têm rotas predefinidas, é a altura mínima de 500 pés (cerca de 150 metros) quando voam em regiões habitadas. Como existem cerca de 200 helipontos na cidade, a maioria irregular, há muitas reclamações de associações de moradores.
A Secretaria de Planejamento Urbano já terminou um estudo sobre o tema, que deve servir de base para que a prefeitura fixe uma lei sobre os helicópteros.


Texto Anterior: Direito autoral: Apreendidas apostilas com cópias ilegais
Próximo Texto: Panorâmica - Sergipe: Soldado da PM é acusado de matar sargento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.