São Paulo, quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação policial deixa mais 7 mortos

JOÃO PAULO GONDIM
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

O quinto dia de operações policiais no Rio desde a derrubada de um helicóptero da PM por traficantes teve ao menos sete mortes e 17 prisões, segundo a PM, que fez incursões a pelo menos dez comunidades do Estado. Dois moradores ficaram feridos.
Já são 33 mortes desde o dia 17, quando traficantes do CV (Comando Vermelho) oriundos do morro São João (Engenho Novo, zona norte) tentaram invadir o morro dos Macacos (Vila Isabel, zona norte), dominado pela facção ADA (Amigo dos Amigos).
Desse total, três eram policiais tripulantes do helicóptero e três eram inocentes. Os 27 supostos traficantes não tiveram identificação divulgada.
Em meio a crise, a Polícia Civil promoveu a troca de postos de 30 delegados. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a troca era programada e não teve relação com os ataques recentes.
Durante a madrugada de ontem, a polícia matou três supostos traficantes nos morros do Juramento, em Vicente de Carvalho, e outro no Fallet, Catumbi, região central.
No decorrer do dia, houve duas mortes nos morros Santo Amaro, no Catete, zona sul do Rio, e no complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Sem dormir
De acordo com a polícia, cerca de 500 moradores das favelas São João, Matriz e Cheiro, no Engenho Novo, zona norte do Rio, atravessaram a madrugada nas vias próximas, após o rumor de que suas comunidades, sob o domínio do CV, sofriam a invasão de traficantes da facção rival ADA. Não houve tiros.
De manhã, cerca de 50 pessoas não tinham voltado para casa.
"Quando ouvi o pessoal falando para descer, ir para a rua, pois o morro estava sendo invadido pelo pessoal dos Macacos. Rapaz, foi uma noite de cão! Tô sem coragem para voltar para casa", disse, por volta das 11h30 de ontem, o aposentado Raulino Carvalho, 64.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: PM liberou ladrões após assalto, diz AfroReggae
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.