São Paulo, sábado, 22 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bebê some em incêndio que deixou 600 desabrigados

Fogo na favela da zona sul começou de madrugada

DA AGÊNCIA FOLHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um incêndio na madrugada de ontem destruiu cerca de cem barracos da favela da Rocinha, na região do Campo Belo, zona sul de São Paulo, segundo estimativa dos bombeiros. Uma menina de um ano e dez meses está desaparecida.
A prefeitura informou que cerca de 150 famílias (mais de 600 pessoas) ficaram desabrigadas. Não houve registro de feridos graves.
Segundo os bombeiros, o fogo começou às 4h10 e destruiu uma área de aproximadamente 3.000 m2 -a favela tem 17 mil m2. O incêndio foi controlado por volta das 5h30.
No final da manhã, os bombeiros encontraram vestígios de um corpo carbonizado, que suspeitavam ser do bebê. Até a conclusão desta edição a informação não havia sido confirmada pelo IML.
"Acordei com o fogo já dentro do barraco. Só deu tempo de sair correndo com a minha filha. Perdi tudo", contou a diarista Gildete Moreira, moradora da favela há quatro anos.
O coronel dos bombeiros João dos Santos de Souza disse suspeitar de incêndio criminoso. Entretanto, a possibilidade de acidente envolvendo vela, fogueira ou curto-circuito ainda não havia sido descartada.
Na Rocinha vivem cerca de 6.000 pessoas, em 1.500 casas, segundo dados da Secretaria de Habitação. O terreno é da prefeitura e foi invadido em 1990.
Moradores afirmaram que este foi o sexto incêndio na região nos últimos anos. Em dezembro de 2007, um incêndio deixou cerca de 70 famílias desabrigadas na favela Alba, vizinha à Rocinha. O subprefeito do Jabaquara, Heitor Sertão, disse que o ambiente "é muito propício a incêndios". A subprefeitura diz que pretende remover as famílias até 2012.
Segundo a polícia, a mãe do bebê afirmou ter saído de madrugada para comprar leite enquanto a menina dormia e, quando voltou, o barraco já estava em chamas. (MARTHA ALVES, RACHEL AÑÓN E RICARDO SANGIOVANNI)


Texto Anterior: Outro lado: Usiminas afirma que vai ampliar preservação
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.