São Paulo, segunda-feira, 22 de novembro de 2010

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Acidentes com vítimas caem 35% na marginal Tietê

CET atribui queda a velocidade menor e restrição a motos na pista expressa

Via foi inaugurada com falhas de sinalização e de iluminação, mas a companhia não sabe impacto de deficiências

ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

Apesar das falhas de sinalização, de trechos inacabados e da ausência de iluminação, a marginal Tietê teve uma queda de 35% no número de acidentes com vítimas depois das obras de ampliação da via, entregues no final de março deste ano.
Levantamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostra que, nos últimos sete meses e meio, houve 323 casos a menos em relação ao mesmo período do ano passado.
Os acidentes sem vítimas também diminuíram (26%, de 3.200 para 2.365), assim como os atropelamentos (18%, de 55 para 45) ao longo de toda a marginal Tietê.
A queda é atribuída pela CET a duas medidas adotadas após a ampliação da via: redução da velocidade de caminhões/ônibus e restrição às motos na pista expressa.
Os veículos pesados, que podiam rodar a até 90 km/h na pista expressa, tiveram a tolerância reduzida para 70 km/h nos últimos meses.
Já as motocicletas foram proibidas de circular na pista expressa desde agosto -só podem usar as novas faixas centrais ou as antigas locais, onde a velocidade máxima permitida é de 70 km/h.
As condições de entrega da Nova Marginal pelo governo do Estado foram alvo de críticas severas de especialistas em segurança viária.
Trechos incompletos, falta de placas, pintura do asfalto e ausência de iluminação noturna -problemas atenuados nas últimas semanas- são agravantes de acidentes.
Nancy Schneider, superintendente de segurança de trânsito da CET, diz não saber avaliar por enquanto que impactos essas deficiências tiveram na segurança viária -ou seja, se a redução de acidentes seria ainda maior caso não houvesse esses problemas ao longo da via.
Até por seu movimento e extensão superior a 24 km em cada sentido, a marginal Tietê é campeã de acidentes de trânsito na capital paulista -status que, apesar da melhoria, tende a ser mantido, de acordo com Schneider.
A CET ainda não mapeou os perfis de vítimas de acidentes na Tietê neste ano.
Um aumento de 70 km/h para 90 km/h na velocidade, segundo Schneider, era suficiente para elevar os riscos de morte em sete vezes em acidentes de trânsito.


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