São Paulo, sexta-feira, 23 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP 450

Haverá alteração no funcionamento do metrô e em linhas de ônibus e interdição de ruas nos pontos onde ocorrerão eventos

Transporte público tem esquema especial

DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje a cidade entra oficialmente em ritmo de comemorações dos 450 anos, e o Metrô, a SPTrans (empresa municipal de transporte) e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) têm esquemas especiais até domingo.
Hoje, por conta de um show musical na praça da Sé, haverá reforço da seguranças na estação Sé do metrô e todas as bilheterias estarão funcionando. Após as 21h30, a linha 3-vermelha terá mais dez trens em circulação; outros cinco ficarão de reserva.
Por causa da inauguração da fonte multimídia, às 20h, no parque Ibirapuera (zona sul), as linhas 1-azul e 2-verde também terão reforço a partir das 21h30: seis trens em circulação, mais seis de reserva para a linha 1 e um trem extra e cinco de reserva na linha 2.
Também em razão da fonte, a CET vai iniciar uma operação especial às 15h, com a interdição parcial da av. Pedro Álvares Cabral. Até domingo, das 18h às 22h, as avenidas Pedro Álvares Cabral e República do Líbano serão parcialmente interditadas nas imediações do Ibirapuera. É esperado um público diário de 10 mil pessoas no local. A SPTrans colocará na rua uma linha circular de microônibus, a 450A, que vai rodar das 6h à meia-noite, da estação Ana Rosa do metrô até o parque.
Amanhã à noite, por causa dos shows de inauguração das fachadas da estação da Luz e do cantor Caetano Veloso (ambos no centro), a circulação de trens em todas as linhas do metrô se estenderá até as 2h de domingo.
Todas as estações estarão abertas para entrada e saída até meia-noite. Depois, só as estações República, Sé, São Bento e Anhangabaú ficarão abertas para entrada. As demais ficarão disponíveis apenas para saída. Haverá trens reserva nas três linhas, e a linha 3 terá três composições extras.

Parada
As alterações continuam no domingo para a Parada SP 450 Anos e o show no Anhangabaú, que encerra as comemorações.
No sentido aeroporto, a av. 23 de Maio será interditada do vale do Anhangabaú até o acesso à r. Coronel Oscar Porto. No sentido centro, a via será fechada do acesso à r. Estela até o vale do Anhangabaú. O túnel do Anhangabaú será fechado em ambos os sentidos a partir das 16h de domingo, e o viaduto Dr. Eusébio Stevaux, a partir das 14h do mesmo dia.
O desbloqueio das vias será às 5h da segunda, dia 26. Os ônibus que passam pelas áreas fechadas irão usar os desvios propostos aos carros. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone 156.
Também no domingo, 25, serão interditadas, a partir das 7h, as av. Pedro Álvares Cabral, Rubem Berta, Moreira Guimarães e o viaduto João Julião da Costa Aguiar, para que seja realizada a corrida do 7º Troféu Cidade de São Paulo.
No metrô, após as 14h, a estação Anhangabaú estará fechada, por questões de segurança. Os usuários deverão ir para as estações próximas (República, Sé e São Bento), que estarão abertas e terão todas as bilheterias funcionando, com reforço da segurança e apoio da Polícia Militar.
Na linha 1-azul, a frota terá acréscimo de três trens das 17h às 20h e terá trens de reserva (assim como a linha 2-verde). A linha 3-vermelha terá um trem extra e outros quatro de reserva.

Segurança
No dia do aniversário da cidade, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) terá 581 homens e 66 carros auxiliando na segurança da Parada SP 450 Anos.
Eles se distribuirão entre a av. 23 de Maio, o vale do Anhangabaú e arredores, das 8h30 até o fim da festa. O posto de atendimento da guarda funcionará no prédio da SPTrans, na rua Formosa (centro da cidade).
Até o fim da tarde de ontem, a Polícia Militar ainda não havia divulgado qual será o efetivo que dará apoio às comemorações do aniversário da cidade.


Texto Anterior: Comportamento: Maior casamento coletivo do Brasil será em fevereiro
Próximo Texto: 500 pessoas vêem filme no parque Trianon
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.