São Paulo, sábado, 23 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACIDENTE
Estrutura de 30 m de altura e 10 t tombou sobre ônibus durante vendaval que atingiu Osasco ontem à tarde
Torre de publicidade cai, mata 2 e fere 30

ALESSANDRO SILVA
da Reportagem Local

A queda de uma torre de publicidade do hipermercado Carrefour ontem, na Vila Iara, em Osasco (Grande SP), matou duas pessoas e feriu pelo menos 30.
A torre de 30 m de altura caiu sobre um ônibus circular da viação Himalaia que passava pela avenida dos Autonomistas.
O acidente aconteceu por volta das 16h30, durante uma vendaval que passou pela cidade.
O armador José de Santana, 51, morreu preso nas ferragens do veículo. Ele estava sentado na traseira do ônibus, que foi a parte mais atingida pela torre de 10 t.
Segundo a Polícia Civil, o veículo foi atingido pouco tempo depois de parar em um ponto, em frente ao hipermercado. Vários passageiros foram atingidos ainda do lado de fora do veículo.
No momento do acidente, segundo a polícia, havia apenas dez pessoas dentro do ônibus.
Marcos Roberto Correa foi a segunda vítima fatal do acidente. Ele morreu no hospital Cruzeiro do Sul, onde havia uma terceira pessoa internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Bombeiros e ambulâncias da prefeitura levaram os feridos para os dois hospitais da cidade.
O tráfego pela avenida dos Autonomistas, no sentido Vila Iara-Cohab 2, ficou obstruído.
Às 22h, bombeiros e funcionários da prefeitura ainda tentavam liberar a pista.
"Vamos apurar se a empresa vinha fazendo manutenção adequada", afirmou o delegado José Geraldo Leonel Ferreira, do 9º Distrito Policial.
A polícia instaurou inquérito ontem para investigar o acidente.
Uma segunda torre de publicidade, a cinco quadras do local do acidente, não caiu sobre a avenida dos Autonomistas porque ficou enroscada nos fios da rede elétrica.
O temporal que passou por Osasco durou pouco mais de 20 minutos. "Nunca vi um vento tão forte", disse o prefeito da cidade, Silas Bortolosso (PTB).
Pelo menos 60 árvores caíram devido à força do vento. Parte da região central ficou sem energia elétrica porque a torre destruiu pedaços da fiação.
A Prefeitura de Osasco não havia estimado o prejuízo causado pelo temporal.
Um congestionamento de cerca de 4 km bloqueou o trânsito na avenida dos Autonomistas, uma das principais vias de acesso à cidade, onde ocorreu o acidente.
De acordo com a assessoria de imprensa do Carrefour, a administração da rede já contratou uma empresa de engenharia para fazer auditoria no local.
A assessoria não soube informar o nome da empreiteira responsável pela construção da torre, que foi contratada por uma gerenciadora ligada à rede.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.